UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Rayanny Zanetti Torquatro de Lana
Titulo Violências de gênero contra crianças: percepções de professoras/es do Ensino Fundamental I sobre as suas manifestações e silenciamentos
Orientador(a) Profa. Dra. Raquel Baptista Spaziani
Data 06/02/2024
Resumo RESUMO
Para se discutir a violência contra crianças — seja ela a violência sexual, a violência contra crianças que performam sua sexualidade e expressões de gênero diferentemente da cisheteronormatividade, a exposição dos corpos infantis de meninas pequenas e tantas outras violências — é imperativo falar sobre gênero. As violências de gênero estão presentes em todos os contextos sociais e estão envoltas em assimetria do poder, mas, para que sejam combatidas, alguns ambientes são relevantes na desconstrução de (pré)conceitos, na construção da noção corporal, noção de proteção, na construção da confiança. A escola tornase um local central para que as violências de gênero sejam suprimidas. Destaca-se o objetivo da pesquisa, que é compreender as concepções, expressões e as táticas de enfrentamento das/dos professoras/es a respeito da violência de gênero contra crianças. Para a realização da pesquisa, utilizou-se o método qualitativo, e para compreender coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professoras/es da rede pública. Ao realizar as entrevistas com professoras e professores percebe-se a insegurança e o medo que sentem em depararem com as situações de violência sexual contra as crianças. Ao serem questionados sobre a violência contra as crianças que fogem à norma de gênero, as/os professoras/es ficaram mais à vontade para falar sobre, propondo questões de acolhimento, conversas e desconstrução. Percebe-se que a temática da exposição sexualizada dos corpos das meninas pequenas ainda não adentrou no ambiente escolar e a percepção dessa violência ainda não está apurada. Entretanto, acredita-se que a pesquisa com essas/es professoras/es possa ter aberto um caminho para que elas/es comecem a analisar e refletir sobre essa exposição de maneira crítica. O despreparo das/dos profissionais é um dos fatores mais desafiantes no combate às violências de gênero, sendo necessário rever os currículos das formações iniciais e promover formações continuadas no ambiente escolar, para que as professoras/es sintam-se fortalecidas/os.
Palavras – chave: violência de gênero; Ensino Fundamental I; professoras/es; infâncias.

ABSTRACT
To discuss violence against children — be it sexual violence, violence against children who perform their sexuality and gender expressions differently from cis-heteronormativity, the exposure of children's bodies of young girls and so many other types of violence — it is imperative to talk about gender . Gender-based violence is present in all social contexts and is surrounded by asymmetry of power, but, in order for it to be combatted, some environments are relevant in the deconstruction of (pre)concepts, in the construction of the notion of the body, the notion of protection, in the construction of trust. The school becomes a central place for gender-based violence to be suppressed. The objective of the research stands out, which is to understand the conceptions, expressions and coping tactics of teachers regarding gender-based violence against children. To carry out the research, the qualitative method was used, and to understand data collection, it was based on semi-structured interviews with six teachers from the public school system. When conducting interviews with teachers, one can see the insecurity and fear they feel when faced with situations of sexual violence against children. When asked about violence against children who deviate from the gender norm, the teachers became more comfortable talking about it, proposing questions of reception, conversations and deconstruction. It is clear that the issue of sexualized exposure of young girls' bodies has not yet entered the school environment and the perception of this violence has not yet been determined. However, it is believed that the research with these teachers may have opened a way for them to begin to analyze and reflect on this exposure in a critical way. The lack of preparation of professionals is one of the most challenging factors in the fight against gender-based violence, making it necessary to review the curricula of initial training and promote continued training in the school environment, so that teachers feel empowered.
Keywords: gender violence; Elementary School I; teachers; childhoods.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara