UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Débora Fernandez Antonon Silvestre
Titulo Reprodução das práticas sexistas: um estudo sobre percepções da educação sexual com professoras da educação infantil
Orientador(a) Prof. Dr. Vagner Sérgio Custódio
Data 10/11/2023
Resumo RESUMO
O intuito desta pesquisa foi conhecer e analisar as práticas educativas dos profissionais que trabalham nos anos finais da Educação Infantil, identificar e categorizar as práticas sexistas mais frequentemente empregadas por esses docentes e demonstrar como a inexistência de uma formação específica sobre sexualidade e gênero para os professores atuantes nesse nível educacional afeta na reprodução das práticas sexistas reproduzindo aquilo que ele acredita ser o certo uma vez que ele tem na sua formação cultural e acadêmica. Ela perpassa pela ordem social, bagagem cultural e ideologias trazidas pelos professores que atuam com crianças de 0 a 5 anos. Este trabalho se justifica pelas questões acerca da formação da identidade e da valorização da diversidade sexual. O estudo proposto visa realizar uma descrição crítica e analítica de natureza qualitativa, empregando métodos de observação participante, entrevistas semi-estruturadas, coleta de registros e análise de dados. A pesquisa será fundamentada em uma perspectiva interdisciplinar pautada nos estudos da História, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Como resultado, vislumbra-se oportunizar uma maior conscientização sobre a importância da formação dos professores em questões de gênero e sexualidade, com o intuito de promover mais discussões sobre a temática e uma maior abertura para o enfrentamento das dificuldades com o tema em sala de aula e/ou na escola, colaborando com os professores no debate e reflexão sobre suas dificuldades.
Palavras-chave: Educação sexual; Formação docente; Práticas sexistas

ABSTRACT
The purpose of this research was to understand and analyze the educational practices of professionals working in the final years of Early Childhood Education, identify and categorize the sexist practices most frequently employed by these teachers and demonstrate how the lack of specific training on sexuality and gender for teachers Those working at this educational level affect the reproduction of sexist practices, reproducing what they believe to be right as they have in their cultural and academic training. It permeates the social order, cultural background and ideologies brought by teachers who work with children aged 0 to 5 years. This work is justified by questions surrounding the formation of identity and the appreciation of sexual diversity. The proposed study aims to carry out a critical and analytical description of a qualitative nature, using participant observation methods, semi-structured interviews, record collection and data analysis. The research will be based on an interdisciplinary perspective based on the studies of History, Sociology and Educational Psychology with an emphasis on the social studies of Childhood, Sexual Education and Teacher Training. As a result, the aim is to create greater awareness about the importance of teacher training in gender and sexuality issues, with the aim of promoting more discussions on the topic and greater openness to facing difficulties with the topic in the classroom and/or at school, collaborating with teachers in debating and reflecting on their difficulties.
Keywords: Sex education; Teacher training; Sexist practices
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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