UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Gabriela Lanza Porcionato
Titulo Programa minha casa minha vida: a construção social de um mercado
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Aparecida Chaves Jardim
Data 28/03/2016
Resumo RESUMO
O presente texto é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Programa Minha Casa Minha Vida: a construção social de um mercado”. Este trabalho tem como objetivo analisar as empresas que compõem o Programa Minha Casa Minha Vida, ou seja, as construtoras que fazem parte do mercado de construção habitacional de padrão econômico, considerando ainda o ponto de vista dos consumidores das casas. É a partir da sociologia econômica, o qual estuda as relações econômicas como relações sociais que iremos nos debruçar sobre a construtora, buscando entender não apenas de que maneira ela moldou/implantou seu padrão de racionalidade no programa habitacional federal, mas também como influenciou os moradores na compra do seu produto, o apartamento. Como fonte de pesquisa foi utilizada os conteúdos no site da empresa, revistas sobre construção civil e pesquisa de campo com entrevista com membros da construtora e com moradores do condomínio construídos por esta empresa. rnrnPalavras-Chave: Construtoras; Consumidores, Programa Minha Casa Minha Vida; racionalidade econômica; habitus.rnrnrnABSTRACTrnThis text is the result of Master thesis entitled "Minha Casa Minha Vida: the social construction of a market." This work aims to analyze the companies that make up the program My Home My Life, that is, construction companies that are part of the housing construction market economy standard, even considering the point of view of consumers homes. It is from the economic sociology, which studies the economic relations as social relations that will in dwell on the builder, seeking to understand not only how it shaped / implemented its rationality standard in federal housing program, but also as influenced residents the purchase of your product, apartment. As a research source was used content on the company website, magazines construction and field research with interview with the builder members and residents of the condominium built by this company.rnrnKeywords: Builders; Consumers, Minha Casa Minha Vida; economic rationality; habitus.rn
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara