UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Margarete Feresin Gomes
Titulo Da implantação de propostas curriculares no ensino de língua portuguesa no estado de São Paulo à prática da sala de aula: uma análise de possíveis fatores de descompasso trazidos pela memória
Orientador(a)
Data 25/05/2004
Resumo O trabalho de pesquisa em questão consiste em refletir sobre a implantação dos documentos oficiais PCLP (Proposta Curricular de Língua Portuguesa) e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) lançados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atentando para a possível dificuldade de implantação desses documentos na escola e para sua aplicabilidade em sala de aula. Nessa análise, consideram-se fatores tais como a elaboração dos documentos e os meios utilizados em sua divulgação e a formação do professor, tanto universitária quanto em serviço. Priorizando-se vivências e partindo-se do pressuposto de que a memória e a reflexão são de extrema importância na vida do ser humano, o estudo da implantação desses documentos se dá por meio de um relato analítico. Como auxílio a essas reflexões, buscam-se memórias que marcaram a vida da pesquisadora (em sua infância, em sua formação acadêmica e em sua atuação docente). Este trabalho examina, ainda, a questão política subjacente à implantação desses documentos, tomando, como objeto de análise, alguns decretos que têm perpassado pela escola pública.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara