UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Simone Abrahão
Titulo O esnino de língua portuguesa nos cursos superiores: em busca de uma pedagogia da leitura e da escrita
Orientador(a)
Data 24/04/2006
Resumo Esta tese tem como objetivo investigar o conhecimento lingüístico do aluno que chega à universidade, com o propósito não só de delinar um perfil desse estudante, mas também de conhecer quais as suas reais necessidades quanto às atividades lingüísticas no ensino de língua materna nos cursos superiores e de buscar de um modo de condução mais apropriado do ensino da leitura e produção de texto nesse nível de ensino. O caminho seguido para atingir esse propósito foi o de investigar as redações dos alunos de três Instituições de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP: Universidade de São Paulo-(USP-RP), Faculdades COC e Centro Universitário “Barão de Mauá”, para verificarmos como é o desempenho lingüístico deles quando escrevem e o que isso reflete. Realizou-se uma análise qualitativa, uma vez que a intenção era observar como eles escrevem seus textos e o que eles necessitam saber para melhorar o desempenho lingüístico a fim de atender as suas necessidades como cidadãos, participantes da sociedade em que se inserem. A análise foi realizada não só do ponto de vista da composição e formação do texto, mas também da construção da significação do texto, buscando na Lingüística Textual e na Análise do Discurso a fundamentação teórica desta pesquisa. A análise que fizemos mostra que os estudantes dos Cursos Superiores ainda têm dificuldades para ler e entender textos e que há necessidade de ensinar o aluno, mesmo o de curso superior, a ler e a produzir textos que manifestem posicionamento diante dos problemas sociais, com domínio lingüístico. Essa análise também permitiu-nos uma reflexão sobre a importância de buscar caminhos pedagógicos que conduzam a uma prática que se sustente numa pedagogia de ensino que vise à leitura e à produção de textos.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara