UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marines Lonardoni
Titulo Cartas de leitores: um estudo do discurso e da construção argumentativa das cartas de leitores em revistas
Orientador(a)
Data 21/12/2004
Resumo A sociedade contemporânea está presenciando uma renovação da função e do uso da carta enquanto gênero textual. Com o advento da Internet, a popularização do correio eletrônico facilitou o acesso às seções de Cartas de Leitores de jornais e revistas. Tomando como objeto de análise cartas de leitores de revistas, ancorada nas teorias Mídia/Comunicação, Gêneros Textuais, Análise de Discurso de linha francesa e Argumentação, nossa pesquisa buscou investigar e refletir sobre a questão do discurso, da argumentação e das imagens expressas na construção dos textos dos leitores e das leitoras veiculados na seção cartas, na mídia escrita, na tentativa de contribuir para os estudos lingüístico-discursivos. Para este fim, selecionamos seis revistas periódicas (mensais), destinadas ao público masculino/feminino, como: Cláudia, Marie Claire, Nova, Vip, Placar e Você S/A. Os resultados permitiram: a) a categorização de sujeitos enunciadores em que os discursos propiciam um certo apagamento das fronteiras entre subjetividade/objetividade, com grande freqüência do que podemos chamar de “escrita de si” e/ou tom confessional; b) a identificação dos leitores-autores com os novos “olimpianos”; c) formações discursivas que envolvem principalmente a questão de gênero (masculino/feminino), reveladoras de um imaginário coletivo fossilizado em valores culturais, ideológicos e do senso comum; d) expressões fortemente sinalizadas por aspectos lingüístico-argumentativos que desvelam as emoções e a empatia entre leitores-autores e o veículo midiático e e) o surgimento de um discurso midiático explícito/implícito, tecido com e pelos discursos dos leitores-autores.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara