UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marcus Vinícius da Silva
Titulo Dispositivo Colonial e Ensino de Português como Língua de Acolhimento na Universidade Federal de Roraima: entre discursos, saberes e poderes
Orientador(a) Profa. Dra. Maria do Rosario de Fátima Valencise Gregolin
Data 11/12/2023
Resumo RESUMO
Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo geral de compreender as relações de saberpoder que estão na base das estratégias discursivas para o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc) implementadas pela Universidade Federal de Roraima, espaço em que se materializam normatividades hegemônicas do dispositivo colonial. Assim, os objetivos específicos desta tese possuem duas naturezas constitutivas. A primeira natureza atravessa questões teórico-metodológicas: (i) investigar a concepção PLAc nos documentos institucionais de ensino/aprendizagem e nos documentos de políticas linguísticas da UFRR; e (ii) contribuir com o diálogo entre as perspectivas teóricas da Análise do Discurso com Michel Foucault e dos Estudos Decoloniais. A segunda está imbricada em questões de ordem teórico-analítica: (iii) cartografar discursivamente as ações referentes à migração e ao ensino de português como língua de acolhimento na UFRR e; (iv) problematizar a emergência e a necessidade da implementação da subárea de PLAc na região fronteiriça e amazônica de Roraima. O referencial teórico-metodológico parte de reflexões da Análise do Discurso, com contribuições de Michel Foucault, em diálogo com os Estudos Decoloniais e outros campos do saber, com a finalidade de compreender os sentidos que circulam sociohistoricamente sobre a prática do professor de PLAc nesse espaço fronteiriço. Para tanto, nossos questionamentos de pesquisa são: (i) Quais saberes e poderes produzem e interferem na construção desse espaço de enunciação fronteiriço? (ii) Quais dizeres comparecem na concepção de ensino de português como língua de acolhimento nesse espaço institucional? Para responder a esses questionamentos, assumimos, neste trabalho, uma atitude arqueogenealógica, tal como postulada por Foucault (2006), entendendo que o discurso está submetido a uma certa ordem discursiva, pois existe um domínio do que é dito e de como é dito, sendo subordinado aos processos históricos do discurso. O nosso gesto de análise divide-se em dois momentos. O primeiro é a análise dos documentos institucionais que tangem a organização didático-administrativa da UFRR, as práticas formativas das licenciaturas em Letras, bem como os documentos que dão diretrizes sobre a implementação de ações para o ensino de línguas na instituição. Já o segundo movimento analítico consiste no levantamento de ações voltadas para o PLAc no espaço institucional (ensino, pesquisa e extensão), entre o período de 2016 a 2020, para que possamos compreender o movimento de contradições constitutivas do discurso e as relações de poder envolvidas entre os documentos institucionais e sua efetiva implementação na universidade, uma vez que o discurso se constitui em um lugar de tensões/conflitos concordâncias/silenciamentos. Após as análises, constatamos a existência de um movimento discursivo pendular, que ora tende para inclusão e ora para a exclusão de ações de acolhimento para migrantes em situação de vulnerabilidade social e econômica na universidade.
Palavras-chave: Dispositivo Colonial; Ensino de Português como Língua de Acolhimento; Universidade Federal de Roraima; Estudos Discursivos Foucaultianos.

ABSTRACT
This research aims to understand the knowledge-power relations that are in the base of discursive strategies to Portuguese as Host Language (PHL) teaching implemented by Universidade Federal de Roraima, space where hegemonic normativity of the colonial device takes place. Therefore, the specific objectives of this thesis own two constitutive natures. The first nature crosses over theoretical methodological issues: (i) investigate the PHL conception in institutionalized documents of teaching/learning and in documents of linguistics policies of UFRR and; (ii) contribute to the dialogue between theoretical perspectives of discourse analysis with Michel Foucault and “Decoloniais” studies. The second is related to theoretical-analytical order: (iii) map discursively actions related to migration and Portuguese teaching as host language in UFRR and; (iv) problematizing the emergency and necessity to implement the PHL sub-area in the border and Amazon region of Roraima. The theoretical-methodological reference starts from Discourse Analysis reflections, with contributions of Michel Foucault, dialoguing with Decoloniais Studies and other areas of knowledge, in order to understand the senses which social historically disseminate about the praxis of PHL teacher in this boarding space. Therefore, our questionings are: (i) What do knowledge and powers produce and interfere in the construction of this enunciation boarding space? (ii) Which sayings do appear in Portuguese as host language teaching in this institutional space? In order to answer this questions, we assumed in this research, an archeological and genealogical attitude, as postulated by Foucault (2006), understanding that the discourse is submitted to a certain discursive order, as long as there is a domain of what is said and how is said, being subordinated historical processes of discourse. Our analysis is divided in two moments. The first one is the analysis of institutional documents which concern the educational manage of UFRR, the formative practices of Letras degree, as well as documents that guide the implementation of actions to the language teaching in the institution. While the second analytical movement consists of collecting actions related to PHL in the institutional space (teaching, research and extension), in the period of 2016 to 2020, for the purpose of understanding the movement of constitutive contradictions of the discourse and the power relations involved in the institutional documents and its effective implementation in the university, since the discourse is constituted in a place of tensions/conflicts, agreements/silencing. After the analyses, we found the existence of an oscillating discursive movement, which sometimes tends towards inclusion and sometimes towards exclusion of welcoming actions for migrants in situations of social and economic vulnerability at the university.
Keywords: Colonial Device; Portuguese as Host Language teaching; Universidade Federal de Roraima; Foucaultian Discursive Studies.

RESUMEN
Esta investigación doctoral tiene el objetivo general de comprender las relaciones de saber-poder que subyacen a las estrategias discursivas para la enseñanza de portugués como lengua de acogida (PLAc) implementadas por la Universidad Federal de Roraima, espacio en el que se materializan normas hegemónicas del dispositivo colonial. Así, los objetivos específicos de esta tesis tienen dos naturalezas constitutivas. La primera naturaleza involucra cuestiones teórico-metodológicas: (i) investigar la concepción PLAc en los documentos institucionales de enseñanza/aprendizaje y en los documentos de política lingüística de la UFRR y; (ii) contribuir al diálogo entre las perspectivas teóricas del Análisis del Discurso con Michel Foucault y los Estudios Decoloniales. El segundo se entrelaza con cuestiones teórico-analíticas: (iii) cartografiar discursivamente las acciones de migración e de enseñanza del portugués como lengua de acogida en la UFRR y; (iv) problematizar la emergencia y la necesidad de implementación de la subárea de PLAc en la región fronteriza y amazónica de Roraima. El referencial teóricometodológico se basa en reflexiones sobre el Análisis del Discurso, con aportes de Michel Foucault, en diálogo con los Estudios Decoloniales y otros campos del conocimiento, con el propósito de comprender los significados que circulan sociohistóricamente sobre la práctica de los profesores de PLAc en este espacio fronterizo. Por lo tanto, nuestras preguntas de investigación son: (i) ¿Qué saberes y poderes producen e interfieren en la construcción de este espacio fronterizo de enunciación? (ii) ¿Qué discursos aparecen en la concepción de la enseñanza del portugués como lengua de acogida en este espacio institucional? Para responder a estas preguntas, en este trabajo asumimos una actitud arqueogenealógica, tal como postula Foucault (2006), entendiendo que el discurso está sujetado a un determinado orden discursivo, pues existe un dominio de lo que se dice y del cómo se dice, estando subordinado a los procesos históricos del discurso. Nuestro gesto de análisis se divide en dos momentos. El primero es el análisis de documentos institucionales relacionados con la organización didáctico-administrativa de la UFRR, las prácticas de formación de profesores en cursos de Letras, así como documentos que orientan sobre la implementación de acciones para la enseñanza de lenguas en la institución. El segundo movimiento analítico consiste en relevar acciones dirigidas al PLAc en el espacio institucional (enseñanza, investigación y extensión), entre el período de 2016 y 2020, de modo que podamos comprender el movimiento de las contradicciones constitutivas del discurso y las relaciones de poder involucradas entre Los documentos de la institución y su implementación efectiva en la universidad, ya que el discurso constituye un lugar de tensiones/conflictos acuerdos/silenciamientos. Por fin, se puede constatar que hay un movimiento discursivo pendular, que tiende una hora inclusión y otra para exclusión de acciones de acogimiento para migrantes en situación de vulnerabilidad social y económica en la universidad.
Palabras clave: Dispositivo colonial; Enseñanza del portugués como Lengua de Acogida; Universidad Federal de Roraima;Estudios Discursivos Foucaultianos.
Tipo Defesa-Doutorado
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