UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Letícia dos Santos
Titulo A identidade GA31: práticas e formas de vida digitais no canal GA31 by cms
Orientador(a) Prof. Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann
Data 31/05/2023
Resumo RESUMO
Neste trabalho, propomos como objetivo geral, analisar a identidade de GA31 (lê-se Gabi), de modo a observar sua construção no canal GA31 by CMS, criado em 2013 na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. O canal é conhecido, principalmente, pelo público LGBTQIAPN+ e é composto, sobretudo, por vídeos musicais, cuja complexidade nos permite tratá-los como videoarte. Nesses objetos audiovisuais, o ator GA31 emerge enquanto um sujeito marcado por uma identidade tecnológica, multifacetada e não heterossexual. Essa identidade, originalmente criada no canal do YouTube, replica-se, também, em redes sociais como o Instagram, o Spotify e o Facebook, por uma espécie de procedimento de “pulverização” identitária (em certa medida, transmidiática). A fim de analisar como é construída a identidade GA31 nos vídeos lançados em seu canal no YouTube, adotamos o arcabouço teóricometodológico da semiótica de linha francesa, lançando mão, assim, do modelo dos níveis de pertinência de análise semiótica, proposto pelo semioticista francês Jacques Fontanille. Com este trabalho, esperamos cumprir dois objetivos específicos: (1) analisar como é construído o corpo (figurativo) de GA31, a partir do mosaico de imagens e intertextualidades no interior dos vídeos compartilhados no canal; (2) descrever os valores sobre corpo e sexualidade que circulam em seu discurso. A partir deste trabalho, acreditamos poder ainda contribuir, de modo a dar visibilidade a identidades LGBTQIAN+, constantemente invisibilizadas e violadas na sociedade brasileira.
Palavras-chave: GA31; Identidade; Lesbianidade; Semiótica Francesa; YouTube.

ABSTRACT
In this paper we purpose as a goal, analyze the identity of GA31 (reads Gabi), and observe its construction in the channel GA31 by CMS, created in 2013 on the video platform YouTube. The channel is mainly known by LGBTQIAPN+ people and it's composed, above all, by music videos whose complexity allow us treat it as video art. In those audiovisual objects, the actor GA31 emerge as a subject marked by a technological identity, multifaceted and nonheterosexual. This identity, originally created in the channel on YouTube replicates also in social media such as Instagram, Spotify and Facebook, by a certain kind of procedure of identity pulverization (up to a measure it can be transmidiatic). In order to analyze how GA31 identity is constructed in the videos released on the YouTube channel, we adopted the theoreticalmethodological framework of semiotics in french line, therefore using the model of levels of semiotics analysis persistence, purposed by the french semiotician Jacques Fontanille. Within this paper we plan to accomplish two specific objectives: (1) Analyze how the (figurative) body of GA31 is constructed, from mosaics of images and intertextualities within the videos shared on their channel; (2) describe the values about body and sexuality that circulate in their speech. In this paper, we believe we can contribute to give visibility to LGBTQIAPN+ identities, constantly erased and violated in brazilian society.
Keywords: GA31; French Semiotics; Identity; Lesbianity; YouTube.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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