UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Parmênio Camurça Citó
Titulo DECISÕES PERFORMÁTICAS EM AMBIENTE DE SALA DE AULA: ESCALAS CONFIGURANDO AGENTIVIDADES - E IDENTIDADES-EM-INTERAÇÃO
Orientador(a) Profa. Dra. ANISE DE ABREU GONÇALVES D\\\' ORANGE FERREIRA
Data 07/04/2020
Resumo RESUMO
Esta pesquisa analisou dinâmicas interacionais em ambiente de sala de aula de inglês língua adicional (ILA), com 28 participantes (incluindo a mim). Buscou-se compreender como esses participantes performaram agentividades e identidades na interação nessa sala de aula. Por meio de uma Abordagem de escalas-em-ação, relacionaram-se elementos de escalas locais e translocais em alinhamentos dos agentes nas agentividades e nas identidades performadas em decisões performáticas na ação-social-em-interação. Para a Abordagem de escalas-em-ação, utilizaram-se pressupostos da Análise da Conversa Etnometodológica (GARFINKEL; GARCEZ; GOFFMAN; SCHEGLOFF) e da Abordagem de Escalas Sociolinguísticas (BLOMMAERT; CANAGARAJAH) na explicação da relação entre agentividades e identidades e elementos (multi) culturais como recursos de indiciação às agentividades- e às identidades-em-interação. Com essa complementaridade teórico-metodológica, pretendeu-se uma abordagem sobre a ordem interacional da comunicação intersubjetiva, ao mesmo tempo que se tentou demonstrar um caráter dialógico (BAKHTIN; BLOMMAERT; CANAGARAJAH) na conformação dos recursos de indiciação nas decisões performáticas orientadas à presença de dispositivos de gravação. A partir da noção de enquadre (BATESON), escalas locais e translocais são entendidas, na qualidade de modo de comportamento comunicativo (ideológico), como conjuntos de regras metalinguísticas e metacognitivas que delimitam a construção de sentidos do que é dito e feito pelos agentes. Sob a perspectiva dialógica da ação comunicativa, as escalas são compreendidas como inseparáveis. Para as escalas locais, tomaram-se os conjuntos de regras acionadas no espaçotempo da ação social em interação. Para as escalas translocais, tomaram-se os conjuntos de regras para além do espaçotempo da ação interacional. Os alinhamentos-eminteração dos agentes foram tomados como os modos de estes direcionarem suas decisões, por meio de turnos-em-interação multimodais (MONDADA). Sob uma perspectiva de ação interativa como comunicação multimodal (KRESS), alinhamentos e turnos foram percebidos quando do acionamento de um ou mais aspectos da interação – fala, olhar, postura corporal etc. –, com efeito comunicativo, entendido como marcador de mudança no padrão da ‘ordem interacional da comunicação intersubjetiva’ (GOFFMAN). Alinhamentos- e turnos-eminteração marcadores de efeitos da presença dos dispositivos foram objeto para a análise das decisões performáticas. Estes dispositivos foram tomados como artefatos, segundo o conceito de semiotização de artefatos (LEMKE). Observou-se um aspecto semiótico no valor orientacional indicial atribuído à presença dos artefatos. A conformação do valor orientacional indicial considera elementos de naturezas vigilante (panoptcismo em FOUCAULT) e ambivalente (anomia em DURKHEIM) associados a essa presença. A análise apontou alinhamentos orientados a observadores copresentes mediados pela presença dos artefatos (RAMPTON e ELEY). Conforme componentes dos alinhamentos- e dos turnos-eminteração, verificou-se um componente estratégico nas decisões performáticas de dois tipos: de resistência a relações de poder hegemônicas (FOUCAULT) e de cuidado com a imagem captada (BLOMMAERT; LI e BLOMMAERT). Observou-se que a presença dos artefatos teve efeitos supranormativos nos alinhamentos dos participantes, sobrepondo outras normatividades relacionadas à comunicação pedagógica e revelando uma ‘desestabilização’ de relações naturalizadas em relação a papeis e a práticas discursivas no ambiente da sala de aula. Com a Abordagem de escalas-em-ação, almeja-se a projeção de novos insights teóricos e metodológicos para o estudo de agentividades- e de identidades-em-interação em ambiente de fala institucional de sala de aula ou para além.
Palavras-chave: Agentividades-em-interação. Identidades-em-interação. Decisão performática. Escalas sociolinguísticas. Interação em sala de aula.

ABSTRACT
This research analyzed interactional dynamics in an English as additional language classroom environment with 28 participants (including me). It was sought to understand how participants performed agencies and identities in the interaction. Through a Scales-in-action Approach, compositional elements of local and translocal scales were related to agents’ agencies and identities accomplished alignments-in-interaction in decision-making performances. For the Scales-in-action Approach it was used Ethnomethodological Conversation Analysis (GARFINKEL; GARCEZ; GOFFMAN; SCHEGLOFF) and Sociolinguistic Scales Approach (BLOMMAERT; CANAGARAJAH) theoretical assumptions to show how agents direct their actions to the presence of recording devices. With such theoretical-methodological complementariness it was proposed an approach of the interactional order of the intersubjective communication of situated action as well as an approach of the dialogical construction of meanings (BAKHTIN; BLOMMAERT; CANAGARAJAH) for the analysis of decision-making performances oriented to the presence of the recording devices. From the notion of frame (BATESON), local and translocal scales are understood as modes of communicative (ideological) behavior: as metalinguistic and metacognitive sets of rules (instructions/signs) that delimitate the construction of meanings of what is said and done by agents. From an intersubjective and dialogical perspective of communicative action, scales are understood as inseparable. For local scales, sets of rules were taken in the spacetime of the interaction. For translocal scales, sets of rules were taken beyond the spacetime of the interaction. Agents’ alignments-in-interaction have been taken as the ways these agents direct their decisions by multimodal turns-in-interaction (MONDADA). From a perspective of the action as a multimodal communication (KRESS), such alignments and turns were perceived when triggering one or more aspects of the interaction – speech, gaze, body posture, etc. –, with communicative effect, which is understood as a marker of a change in the pattern of the ‘interactional order of the intersubjective communication’ (GOFFMAN). Alignments- and turns-in-interaction markers of effects of the recording devices’ presence were object of analysis for decision-making performances. These devices were taken according to semiotic artifacts concept (LEMKE). It was observed semiotic orientational indexical values attributed to the presence of the artifacts. The conformation of these values considers elements of a panoptic (FOUCAULT) and an anomic (DURKHEIM) nature associated to such presence. The analysis pointed to alignments oriented to copresent observers mediated by the presence of artifacts (RAMPTON e ELEY). According to components of the alignments- and the turnsin-interaction, a strategic nature was verified of two types: resistance to hegemonic power relations (FOUCAULT) and care with the captured image (BLOMMAERT; LI e BLOMMAERT). It was observed that the presence of the artifacts had supranormative effects in participants’ alignments overlapping other norms related to the pedagogical communication, and revealing a ‘destabilization’ of naturalized relations regarding discursive roles and practices in the language classroom environment. With the Scales-in-action Approach, it is aimed at projecting new theoretical and methodological insights for the study of agencies- and identities-in-interaction in institutional environment of classrooms, or beyond.
Keywords: Agencies-in-interaction. Identities-in-interaction. Decision-making performances. Scales-in-action approach. Language classroom.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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