UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Cariane do Nascimento Pimentel
Titulo Blending e Coexão lexical: construção da referência no processo de ensino-aprendizagem de inglês
Orientador(a) Prof. Dr. Antonio Suarez Abreu
Data 09/12/2019
Resumo Esta tese faz uma breve reflexão sobre o percurso histórico do ensino de inglês nas escolas públicas do Brasil, para analisar as circunstâncias que influenciam e intervêm no processo do ensino-aprendizagem de línguas, como a globalização e as recomendações do sistema de ensino de nosso país (como LDB 9394/06; PCN’s; BNCC). Tratamos dos processos e/ou operações que pressupõem a produção de significados pela mente humana com base na Teoria da Integração Conceptual - Blending, proposta, inicialmente, por Fauconnier (1984, 1994, 1996 e 1997) e reformulada em alguns pontos em Fauconnier e Turner (2002). A Teoria da Integração Conceptual é pertinente nessa pesquisa, pois consiste em padrões móveis e adaptáveis que, por sua vez, naturalmente modelam uma aplicação de ensino de inglês em sala de aula, viabilizando e orientando propostas didáticas de ensino de produção textual de forma dinâmica, criativa e eficaz. Temos como base, também, a Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1994, 1997) que postula um modelo cognitivo alinhado a uma visão integradora da cognição, considerando-a como um conjunto composto por sistemas entre os quais estão a linguagem e a estrutura sociocultural, indicando que o léxico e seu processo coesivo são tão importantes na produção do texto quanto o contexto e as demais informações desenvolvidas cognitivamente no processamento discursivo. Temos como base os estudos da Linguística Textual, de modo mais específico, da coesão lexical e sua importância para o estudo da língua, iniciando por algumas concepções de coesão, com base em Halliday & Hasan (1976) e em seguida com base Koch (1997; 2003; 2016), que demonstram como o emprego apropriado de elementos coesivos permite ao texto maior legibilidade, formando elos coesivos que dão sequência na sua estrutura, indicando que a coesão lexical permite que o autor construa e reconstrua a referência dos elementos presentes no texto, dirigindo o leitor em sua tarefa de construir sentidos. Com base nesses pressupostos, elaboramos uma proposta didática de leitura e produção textual, com base nos gêneros textuais, com alunos de 8º e 9º Ano, do Ensino Fundamental, sob o enfoque da construção de referência por coesão lexical no processo de produção de textos. Tal experimento serviu para tornar esta pesquisa um instrumento de prática de ensino e obter as produções textuais resultantes do experimento como corpus de análise que atestam que a construção de referência por coesão léxica nos textos contribui significativamente para o poder de legibilidade, argumentação, construção e reconstrução de sentidos, de forma autêntica.
Palavras-chave: Blending. Espaços Mentais. Construção de Sentidos. Gêneros. Ensino-aprendizagem.

ABSTRACT
This thesis makes a brief reflection on the history of teaching English in public schools in Brazil to analyze the circumstances that influence and intervene in the process of language teaching and learning, such as globalization and the recommendations of the teaching system in our country (as LDB 9394/06; PCN’s; BNCC). We deal of the process and or operations that presume the meaning production by the human mind based on the Theory of Conceptual Integration - Blending, first proposed by Fauconnier (1984, 1994, 1996 and 1997) and reformulated in some points by Fauconnier and Turner. (2002). The Theory of Conceptual Integration is pertinent in this research, because consists of mobile and adaptable standards that, in turn, naturally model an application of English teaching in the classroom, enabling and guiding didactic proposals of textual production teaching dynamically, creative and effective. We are also based on the Theory of Mental Spaces (FAUCONNIER, 1994, 1997) that postulates a cognitive model aligned with an integrative view of cognition, considering it as a set composed of systems including language and sociocultural structure, indicating that the lexicon and its cohesive process are as important in the production of the text as the context and the other cognitively developed information in the discursive processing. We have as a basis the studies of Textual Linguistics, more specifically, of lexical cohesion and its importance for the language study, starting with some conceptions of cohesion, based on Halliday & Hasan (1976) and then based on Koch (1997). ; 2003; 2016), that demonstrate how the proper use of cohesive elements allows the text to be more readable, forming cohesive links that give sequence in its structure, indicating that lexical cohesion allows the author to construct and reconstruct the reference of the elements present in the text, by directing the reader in his task of constructing senses. Based on this presumptions, we elaborated a didactic proposal of reading and writing production, based on textual genres, with students of 8th and 9th Year of Elementary School, under the focus of reference construction by lexical cohesion in the text production process.This experiment served to become this research an instrument of teaching practice and to obtain the textual productions resulting from the experiment as corpus of analysis that attest that the reference construction by lexical cohesion in the texts contributes significantly to the power of readability, argumentation, construction and reconstruction. of senses, in an authentic way.
Keywords: Blending. Mental Spaces. Construction of Senses. Genres. Teaching-learning.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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