UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Raissa Medici de Oliveira
Titulo HOMENS "NO LAR" OU HOMENS "DO LAR"? Forma de vida do ator homem “dono de casa” na cultura brasileira
Orientador(a) Profa. Dra. Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento
Data 28/11/2018
Resumo Após notável propagação da figura actorial homem “do lar” empreendida pela mídia estrangeira nas últimas décadas, começou-se também a observá-la na cultura brasileira, sobretudo em textos da mídia de massa. Apesar de vista como “novidade” – ou justamente por isso –, muito pouca atenção foi dada, até o momento, à investigação dessa figura no meio acadêmico brasileiro. Sendo assim, compreendeu-se a proeminência de fazê-lo e, para tanto, compôs-se um córpus de pesquisa constituído por um livro de crônicas, um texto publicitário, um livro autobiográfico, uma edição de um programa do SBT, três edições de um quadro exibido em um programa da Rede Globo e uma edição de um programa da TV Brasil. Para estudar esse córpus, traçou-se por objetivo: 1) investigar a constituição dos papéis actanciais, temáticos e patêmicos do ator homem “do lar” e identificar a(s) forma(s) de vida por ele assumida(s) e/ou a ele atribuída(s) nos diferentes textos selecionados; 2) verificar quais as práticas semióticas (“femininas”) desempenhadas pelo ator homem “do lar” e analisar as estratégias enunciativas empregadas na legitimação discursiva dessas práticas e desse ator; 3) compreender como os diferentes enunciadores convocam os valores da moral que regem os comportamentos femininos e masculinos na sociedade brasileira: como tais valores são realizados, recuperando, assim, o “imaginário cultural” dessa sociedade, ou potencializados, dando lugar à manifestação de novos valores e de novas formas de vida. Como referencial teórico-metodológico adotou-se a semiótica francesa, com enfoque nos conceitos de “papel”, “ator”, “prática semiótica”, “forma de vida” e “práxis enunciativa”. Desse modo, verificou-se que, apesar de modalizado de forma distinta em cada um dos textos analisados, o ator homem “do lar” desempenha necessariamente os papéis temáticos “dono de casa”, “pai” e “marido” e, em muitos casos, um papel patêmico concebido por meio da manifestação da “vergonha”. Além disso, verificou-se que o ator desempenha práticas cotidianas relacionadas ao cuidado dos filhos e da casa e que a legitimização discursiva dessas práticas e desse ator é feita, dentre outros, por meio do humor, da confissão e da argumentação. Nessa perspectiva, confirmou-se uma tensão que muitas vezes se estabelece na constituição desse ator e da sua forma de vida, situados ambos entre a revolução e a manutenção dos estereótipos e de um modelo hegemônico de masculinidade. Tudo isso permite concluir que é entre oportunismo e oportunidade que a nova forma de vida emerge nos variados textos/discursos: ora o ator homem “do lar” assume o novo papel e a nova forma de vida mediante uma “visada estratégica”, isto é, em benefício próprio; ora os assume tão-somente de maneira provisória, mediante uma situação circunstancial, como o desemprego; ora finalmente os assume de maneira comprometida, engajada, abrindo efetivamente espaço para a problematização dos chamados papéis e práticas de gênero, bem como para a eficaz consolidação de uma nova forma de vida doméstica, quiçá desvinculada do ator feminino, livre das valorações negativas e inteiramente aberta a flutuações identitárias não mais definidas exclusivamente pela oposição entre “feminino” e “masculino”.

Palavras-chave: Semiótica francesa. Forma de vida. Ator homem “do lar”. Cultura brasileira.

ABSTRACT
After the remarkable spread of the actorial figure “househusband” undertaken by foreign media in the past decades, such figure also started to be observed in the Brazilian culture, especially in texts of the mass media. Although seen as “novelty” – or precisely because of this –, very little attention has been given, so far, to the investigation of this figure in the Brazilian academic environment. Consequently, the preeminence of this examination was understood, and for that purpose, a research corpus was constituted by integrating a book of chronicles, an advertising text, an autobiographical book, an edition of a TV show from SBT channel, three editions of a section of a TV program from Rede Globo channel and an edition of a show from TV Brasil channel as well. In order to study this corpus, some objectives were set: 1) to investigate the constitution of the actantial, the thematic and the pathemic roles of the actor “househusband” and to identify the form(s) of life assumed by him and/or attributed to him in the different selected texts; 2) to verify the semiotic (“female”) practices performed by the actor “househusband” and to analyze the enunciative strategies employed for the discursive legitimation of both these practices and of this actor; 3) to understand how the different enunciators call the moral values that rule the feminine and masculine behaviors in Brazilian society: how these values are realized, recovering the “cultural imaginary” of that society, or potentialized, giving rise to the manifestation of new values and new forms of life. For the theoretical-methodological reference, French semiotics was adopted, focusing on the concepts of “role”, “actor”, “semiotic practice”, “form of life” and “enunciative praxis”. Therefore, it was verified that, although modalized in a different way in each of the analyzed texts, the actor “househusband” necessarily plays the thematic roles of “housekeeper”, “father” and “husband” and, in many cases, a pathemic role conceived within the manifestation of “shame”. In addition, it was verified that not only the actor performs daily practices related to the care of the children and to household chores, but also that the discursive legitimization of these practices and of this actor is made, among others, through humor, confession and argumentation. In this perspective, it was confirmed a tension that often arises in the constitution of this actor and his form of life, both situated between the revolution and the maintenance of stereotypes and of a hegemonic model of masculinity. All this leads us to conclude that it is between opportunism and opportunity that the new form of life emerges in the various texts/discourses: sometimes the actor takes on the new role and on the new form of life through a “strategic point”, that is, for his own benefit; sometimes he assumes them only temporarily, through a circumstantial situation, such as unemployment; sometimes he assumes them in a committed, engaged way, effectively opening space for the problematization of the so-called gender roles and practices, as well as for the effective consolidation of a new domestic form of life, perhaps detached from the female actor, from the negative values and entirely opened to identity fluctuations no longer defined exclusively by the opposition between “feminine” and “masculine”.

Keywords: French semiotics. Form of life. Actor “househusband”. Brazilian culture.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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