UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Caroline Alves Soler
Titulo O ASPECTO VERBAL E O ENSINO DE VERBOS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE): questões semânticas e pragmáticas
Orientador(a) Antonio Suarez Abreu
Data 04/10/2018
Resumo RESUMO
Nesta Tese tratamos de investigar sobre o ensino de verbos nas aulas de Espanhol como
Língua Estrangeira (ELE), com enfoque no modo indicativo. Para compreender e direcionar
reflexões sobre a abordagem do tema, pautamo-nos nos princípios de Competência
Comunicativa (HYMES, 1972) e em aspectos da Pragmática, centrando-nos na Teoria da
Cooperação (GRICE, 1975), vertentes teóricas que se preocupam com o uso da língua em
situações concretas. Além disso, tratamos brevemente da Gramática Cognitiva
(LANGACKER, 1987; 2008a) que, de igual modo, visa ao estudo da gramática com base em
contextos reais de uso. Logo, apresentamos as categorias do paradigma verbal sob a ótica
aspectual (GUTIÉRREZ ARAUS, 2012), a partir do pressuposto de que a aprendizagem dos
verbos constitui uma das maiores dificuldades gramaticais nas aulas de ELE, portanto deve
ser uma atividade discursiva vinculada a um processo global de comunicação, ampliando,
assim, a estrutura do sistema verbal do espanhol atual de três (tempo, modo e aspecto) para
cinco categorias (pessoa/número, temporalidade, perspectiva discursiva, aspecto verbal, modo
verbal e modalidade), dentre as quais destacamos o “aspecto” que expressa a duração de um
processo por meio de um verbo que representa a ação e está diretamente relacionado à questão
do tempo. Por fim, procedemos à descrição e à análise de um questionário, seguido da
realização de entrevistas orais direcionadas a professores de espanhol vinculados ao Instituto
Federal de São Paulo (IFSP), com o objetivo de saber como consideram a questão aspectual
na abordagem do assunto e se a relacionam com as demais categorias gramaticais do verbo,
viabilizando, por conseguinte, o ensino do tema vinculado aos seus reais valores e
perspectivas de uso. Posteriormente, analisamos alguns livros didáticos utilizados pelos
mencionados docentes em seu contexto laboral, a fim de garantir a triangulação dos dados
obtidos. Assim, observamos que, em geral, os referidos colaboradores compreendem
parcialmente o conceito de aspecto verbal, associando-o mais à duração da ação, bem como
ao aspecto perfectivo vs. imperfectivo; concebem que o tratamento dos verbos nas aulas de
ELE deve considerar as reais possibilidades de uso da língua e acreditam que os livros do
idioma, em geral, incluindo-se aqueles que são utilizados em sua prática laboral, enfatizam os
aspectos estruturais e pouco exploram as situações de uso linguístico.
Palavras-chave: gramática, verbos, Espanhol Língua Estrangeira (ELE), Competência
Comunicativa, Pragmática, Gramática Cognitiva.
ABSTRACT
In this Thesis we aimed to investigate the teaching of verbs in classes of Spanish as a Foreign
Language (SFL) with a focus on the indicative mood. In order to understand and direct
reflections on the approach of the subject, we were driven by the concepts of Communicative
Competence (HYMES, 1972) and on the aspects of Pragmatic, centralizing on the Theory of
Cooperation (GRICE, 1975), theoretical strands that are concerned with the use of language in
concrete situations. In addition, we briefly dealt with Cognitive Grammar (LANGACKER,
1987; 2008a), which also aims to study grammar based on real contexts of use. Thus, we
presented the categories of the verbal paradigm under aspectual perspective (GUTIÉRREZ
ARAUS, 2012), based on the assumption that the learning of verbs constitutes one of the
major grammatical difficulties in SFL classes, so it should be a discursive activity linked to a
global communication process, broadening, as a consequence, the present structure of the
Spanish verb system from three (time, mood and aspect) to five categories (person/number,
temporality, discursive perspective, verbal aspect, verbal mood and modality), among which
we highlight the "aspect" that expresses the duration of a process by using a verb that
represents the action and is directly related to the question of time. Finally, we proceeded to
describe and analyze a questionnaire, followed by oral interviews, which were addressed to
Spanish teachers who work at the Federal Institute of São Paulo (IFSP), in order to know how
they consider the aspectual matter while approaching the subject and whether they relate it to
the other grammatical categories of the verb, thus enabling the teaching of the theme linked to
its real values and perspectives of use. Subsequently, we analyzed some textbooks used by the
aforementioned teachers in their work context, in order to guarantee the triangulation of the
obtained data. Thus, we observe that, in general, the aforementioned collaborators partially
understand the concept of verbal aspect, associating it more to the duration of the action, as
well as to the perfect vs. imperfect aspect; conceive that the treatment of verbs in SFL classes
should consider the real possibilities of using the language and believe that the books of the
idiom in general, including those used in their work practice, emphasize the structural aspects
and do little to explore the situations of linguistic use.
Key-words: grammar, verbs, Spanish as a Foreign Language (SFL), Communicative
Competence, Pragmatic, Cognitive Grammar
RESUMEN
En esta tesis doctoral tratamos de investigar sobre la enseñanza de verbos en las clases de
Español como Lengua Extranjera (ELE), con enfoque en el modo indicativo. Para comprender
y direccionar reflexiones sobre el abordaje del tema, nos basamos en el concepto de
Competencia Comunicativa (HYMES, 1972) y en aspectos de la Pragmática, centrándonos en
la Teoría de la Cooperación (GRICE, 1975), vertientes teóricas que se preocupan con el uso
de la lengua en situaciones concretas. Además, tratamos brevemente de la Gramática
Cognitiva (LANGACKER, 1987; 2008a) que, igualmente, tiene como finalidad estudiar la
gramática basada en contextos reales de uso. A continuación, presentamos un estudio relativo
a las categorías del paradigma verbal bajo la óptica aspectual (GUTIÉRREZ ARAUS, 2012)
partiendo de la hipótesis de que el aprendizaje de los verbos constituye una de las mayores
dificultades gramaticales en las clases de ELE, así que debe ser una actividad discursiva
vinculada a un proceso global de comunicación, ampliando, de esta manera, la estructura del
sistema verbal del español actual de tres (tiempo, modo y aspecto) para cinco categorías
(persona/número, temporalidad, perspectiva discursiva, aspecto verbal, modo verbal y
modalidad), de las que destacamos el “aspecto”, que expresa la duración de un proceso por
medio de un verbo que representa la acción y está directamente relacionado a la cuestión del
tiempo. Finalmente, procedemos a la descripción y al análisis de un cuestionario, seguido de
la realización de entrevistas orales direccionadas a profesores de español vinculados al
Instituto Federal de São Paulo (IFSP), con el propósito de saber cómo consideran la cuestión
aspectual en el abordaje del asunto y si la relacionan con las demás categorías gramaticales
del verbo, viabilizando, por consiguiente, la enseñanza del tema vinculado a sus reales valores
y perspectivas de uso. Posteriormente, analizamos algunos libros de textos utilizados por los
mencionados docentes en su contexto laboral, a fin de garantizar la triangulación de los datos
obtenidos. Por lo tanto, observamos que, en general, los referidos colaboradores comprenden
parcialmente el concepto de aspecto verbal, asociándolo más a la duración de la acción, así
como al aspecto perfectivo vs. imperfectivo; conciben que el tratamiento de los verbos en las
clases de ELE debe considerar las reales posibilidades de uso de la lengua y creen que los
libros de ELE, en general, incluyéndose aquellos que son utilizados en su práctica laboral,
enfatizan los aspectos estructurales y poco exploran las situaciones de uso lingüístico.
Palabras-clave: gramática, verbos, Español Lengua Extranjera (ELE), Competencia
Comunicativa, Pragmática, Gramática Cognitiva.

Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara