UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Jessica Franceschini
Titulo Ensino e Aprendizagem de Inglês como LE: Análise das percepções de alunos e uma professora com relação a uma proposta baseada em atividades de atenção focada à gramática
Orientador(a) Profa. Dra. SANDRA MARI KANEKO MARQUES
Data 24/04/2018
Resumo RESUMO


O objetivo deste trabalho é verificar se os alunos-participantes de um curso de inglês como língua estrangeira de nível intermediário conseguem atentar para a gramática e perceber a relação entre a forma e o significado da língua, a partir de atividades baseadas na proposta de atenção focada à gramática ou noticing by the learner (BATSTONE, 1994). Desse modo, para que fosse possível investigar se os aprendizes perceberam a gramática, utilizamos algumas atividades de cunho gramatical do material didático English File Intermediate (2015), adotado pela escola de idiomas locus desta pesquisa. A fim de facilitar a percepção dos alunos com relação a determinadas estruturas linguísticas, julgamos pertinente acrescentar algumas perguntas às atividades do livro didático as quais atuariam como guia na possível construção da percepção e conhecimento dos participantes acerca das estruturas em destaque. Para entender se os alunos-participantes conseguiram atentar para as regularidades entre forma e significado da língua nas atividades propostas, analisamos as suas respostas às atividades de noticing by the learner elaboradas, além das respostas coletadas de questionários e entrevistas. Em nossa análise, também foram consideradas as aulas gravadas em áudio e vídeo da interação dos alunos durante a realização das questões de noticing by the learner. Objetivamos também considerar e analisar as percepções e opiniões tanto da professora-pesquisadora como dos alunos-participantes sobre o ensino e aprendizagem de gramática, após a aplicação das atividades baseadas na proposta de noticing by the learner (BATSTONE, 1994). Com essa finalidade, discutimos as respostas dos alunos-participantes à questão sobre percepções e opiniões ao final das atividades de noticing by the learner, além de suas respostas aos questionários e entrevistas. Incluímos também, a discussão dos diários reflexivos da professora-pesquisadora e das reações e comentários relevantes dos alunos-participantes gravados em áudio e vídeo durante a realização das atividades em sala. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, pode-se indicar que a proposta de noticing by the leaner facilitou a percepção de certos aspectos gramaticais pelos alunos-participantes. Com relação à opinião dos alunos-participantes sobre as atividades de noticing by the learner, descobrimos certa preferência por atividades ou explicações gramaticais dedutivas e explícitas, tendo o professor como transmissor das informações de cunho gramatical, embora ainda tenham reconhecido em nossa proposta uma nova maneira de se refletir sobre a língua.

Palavras-chave: ensino e aprendizagem de gramática, noticing, noticing by the learner, atividades de ensino de inglês como LE.

ABSTRACT

The aim of this paper is to verify if the participants of an English as a second language course could attend to grammar and notice the relation between form and meaning with noticing by the learner activities (BATSTONE, 1994). In order to investigate if the learners noticed the grammar, we used some grammar activities from the coursebook English File Intermediate (2015) adopted by the school where this research was carried out. As to help students to notice certain grammar structures, we decided to include some questions to the coursebook activities. In order to understand if the participants were able to attend to grammatical regularities and notice the relation between form and meaning with noticing activities, we analyzed the participants’ answers to the noticing by the learner activities. Besides that, we analyzed the answers taken from their questionnaires and interviews. We also considered the interaction among the participants while they were doing noticing by the learner activities and recorded it in audio and video. We also aim to take the teacher-researcher and the participants’ views and opinions on grammar teaching and learning after having done the noticing by the learner activities (BATSTONE, 1994). We discussed the participants’ answers to the opinion question at the end of the noticing by the learner handout and their answers to the questionnaires and interviews. We also included the discussion of the teacher-reseacher’s journals as well as relevant comments made by the participants of this study and recorded in audio and video during the in class activities.The methodology used in this research is considered to be qualitative. It was observed that the noticing by the learner activities helped the participants to notice certain grammatical aspects. As for the participants’ opinions on the noticing by the learner activities, we could observe that even though they recognized the potential of reflecting about language with noticing by the learner activities, they expressed a preference for deductive and explicit grammar explanations in which the teacher acts as the one who transmits the grammar knowledge to students.

Key-words: grammar teaching and learning, noticing, noticing by the learner, English teaching activities as a second language
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara