UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marcus Garcia de Sene
Titulo Os desvios ortográficos em redações do Ensino Fundamental II: descrição, análise e atitudes linguísticas
Orientador(a) Profa. Dra. EGISVANDA ISYS DE ALMEIDA SANDES
Data 26/01/2018
Resumo RESUMO

A temática apresentada neste trabalho insere-se dentro do campo da SociolinguísticarnEducacional (BORTONI-RICARDO, 2005), do continuum entre fala e escrita assumido e defendido por Marcuschi (2000) e dos estudos de atitudes linguísticas em relação ao ensino de língua (SANTOS, 1996; CYRANKA, 2007). Nesse sentido, identificamos,rndescrevemos e analisamos alguns fenômenos fonológicos variáveis que emergem nas redações dos alunos do Ensino Fundamental II, mais especificamente de alunos do 6º ano de três escolas públicas de Araraquara/São Paulo. Para a coleta das redações, foi elaborada uma proposta de narração adequada à série escolar dos participantes da pesquisa e, com ela, um questionário simples de perfil social foi aplicado, para conhecer, brevemente, os informantes. Os fenômenos pesquisados são desvios ortográficos de natureza fonético-fonológica, especialmente aqueles que são comuns nos hábitos da fala e que surgem na escrita. Os desvios ortográficos encontrados foram separados em 02 tipos, sendo o (i) relacionado à própria natureza arbitrária do sistema de convenções ortográficas e o (ii) aqueles decorrentes da transposição dos hábitos da fala para a escrita. A fim de explicitarmos o funcionamento dos fenômenos pesquisados, seguiremos os pressupostos enumerados e discutidos por Cagliari (2002), Bortoni-Ricardo (2005), Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2011) e Mikaela-Roberto (2016). Após a coleta e diagnose dos desvios ortográficos, fizemos uma sondagem das atitudes dos professores por meio de um teste de atitudes linguísticas para verificarmos as reações subjetivas dos docentes em relação às produções escritas dos alunos. Os desvios do Tipo 1 apresentaram percentuais semelhantes, especialmente entre a Escola A (38%) e C (33%) e Escola B (29%) e C (33%). Os desvios ortográficos do Tipo 2 mais comuns encontrados no corpus foram: Apagamento do /R/, Monotongação, Neutralização, Aférese, Ditongação e Hipossegmentação. Todos os desvios encontrados são fenômenos fonológicos variáveis presentes na fala de várias comunidades diferentes e que acabam transpostos para o texto escrito. Em relação às atitudes linguísticas, os professores analisados apresentaram uma postura negativa e pouco reflexiva em relação às produções escolares de seus alunos.

Palavras-chaves: Fonologia. Variação. Atitudes Linguísticas. Língua Portuguesa.

ABSTRACT

The subject presented in this work inserts into the field of Sociolinguistics Educational (BORTONI-RICARDO, 2005), of continuum between speech and writing assumed and defended Marcuschi (2000) and also the studies of linguistic attitudes in relation to the teaching of language (SANTOS, 1996; CYRANKA, 2007). In this sense, we describe and analyze some variable phonological phenomena that emerge in the essays of Elementary School II students, more specifically of 6th grade students from three public schools in Araraquara / São Paulo. For the drafting of the essays, a narration proposal was elaborated appropriate to the school series of the participants of the research and, with it, a simple social profile questionnaire was applied, to know the respondents briefly. The phenomena investigated are orthographic deviations of a phonetic-phonological nature, especially those that are common in speech habits and that arise in writing. The orthographic deviations found were separated into 02 types, being (i) related to the very arbitrary nature of the orthographic conventions system and (ii) those resulting from the transposition of speech habits into writing. In order to explain the operation of the phenomena we have studied, we will follow the assumptions enumerated and discussed by Cagliari (2002), Bortoni-Ricardo (2005), Seara, Nunes and Lazzarotto-Volcão (2011) and Mikaela-Roberto (2016). After the collection and diagnosis of orthographic deviations, we surveyed the teachers' attitudes through a test of linguistic attitudes to verify the subjective reactions of the teachers in relation to the written productions of the students. Type 1 deviations presented similar percentages, especially between School A (38%) and C (33%) and School B (29%) and C (33%). The most common Type 2 orthographic deviations found in the corpus were: Erase / R /, Monophthongization, Neutralization, Apheresis, Diphthongzation, and Hypothesisation. All the deviations found are variable phonological phenomena present in the speech of several different communities and that end up transposed to the written text. In relation to the linguistic attitudes, the teachers analyzed presented a negative and not reflective position in relation to the school productions of their students.

Keywords: Phonology. Variation. Linguistic Attitudes. Portuguese language.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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