UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marcia Cristina Boldim Assin
Titulo A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
Orientador(a) Prof. Dr. ANTONIO SUAREZ ABREU
Data 26/05/2017
Resumo Resumo
Neste trabalho, propomos uma discussão sobre a presença das imagens, especialmente a metáfora e a metonímia, nas redações dos candidatos ao vestibular, assim como a ocorrência de imagens em uma proposta de redação. A motivação para esta pesquisa é identificar a presença da metáfora nos textos produzidos pelos candidatos do vestibular e como fornecer ao aluno recursos para que ele interprete uma proposta de texto metafórica e produza textos explorando a força argumentativa da metáfora e da metonímia. O corpus utilizado foi uma amostra com algumas redações de candidatos do vestibular da Fuvest e ENEM, e uma proposta de redação da Fuvest. A pesquisa foi realizada sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, especialmente, com ênfase nas operações mentais complexas como Leitura e Memória; Espaços Mentais; Categorização e Teoria dos Protótipos; Analogia; Metáfora e Metonímia.
Palavras-chave: Redações. Imagens. Abordagem cognitivista. Integração conceptual.
Abstract
In this work, we propose a discussion about the presence of images, especially the metaphor and metonymy in compositions written by candidates of the Fuvest and ENEM tests, as well as the occurrence of images in a writing proposal. The motivation for this research is to identify the presence of these processes in the texts produced by the candidates and how to provide to the student resources for them to interpret a metaphorical proposal for the text and produce texts exploring the argumentative force of metaphor and metonymy. The corpus used was a sample with some writing from Fuvest and ENEM. The research was carried out from the perspective of Cognitive Linguistics, with especial emphasis on complex mental operations such as Reading and Memory; Mental Spaces; Categorization and Theory of Prototypes; Analogy; Metaphor and Metonymy; Conceptual Integration.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara