UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Lucas Katsuyoshi Sutani Gastaldi
Titulo ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS: perfil e análise de necessidades de potenciais alunos
Orientador(a) Prof. Dr. ODAIR LUIZ NADIN DA SILVA
Data 22/05/2017
Resumo RESUMO
É possível verificar nas últimas décadas o interesse pelo ensino e aprendizagem de
espanhol como língua estrangeira (ELE) no Brasil, principalmente, após a criação do
MERCOSUL. Diante disso, a presente pesquisa busca desenvolver reflexões sobre a
demanda por cursos de língua espanhola para fins específicos no Brasil, com relação às
áreas de conhecimento dos potenciais alunos, suas características, necessidades e
modalidade de curso preferida. Partimos da hipótese de que a modalidade a distância
pudesse ser a de maior interesse, em consequência de seu crescimento nos últimos anos
e em decorrência do perfil de muitos profissionais que buscam a aprendizagem do
idioma. Utilizamos princípios teóricos do ensino de línguas para fins específicos e
discutimos alguns aspectos da Educação a Distância. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa com dados quantitativos, na medida em que foram elaborados dois
questionários utilizando uma ferramenta virtual e aplicado a estudantes e profissionais
de diferentes áreas do conhecimento. O questionário 1 foi organizado com dez questões
que buscam identificar desde o nível linguístico do aluno na língua-alvo, a sua faixa
etária, quais as habilidades linguísticas mais presentes no cotidiano desses
profissionais/alunos, a modalidade de ensino preferida (presencial, híbrida ou a
distância) até a área do conhecimento dos participantes, com relação a esse questionário,
foram considerados para a análise um total de mil trezentos e quarenta e quatro
informantes; o questionário 2 surgiu da necessidade de identificar, com maior eficiência
o nível linguístico dos informantes, potenciais alunos, entre os participantes da área de
maior demanda identificada no questionário um. Os estudos partiram das respostas dos
dois questionários, às quais utilizamos para compor a análise final dos dados, pensando
nos possíveis alunos e no contexto no qual eles estão inseridos.
Palavras-chave: Linguística Aplicada. Ensino de línguas para fins específicos. Língua
Espanhola.
ABSTRACT
It is possible to verify on the last decades, the interest in the teaching and learning of
Spanish as a foreign language especially after the foundation of MERCOSUL. Facing
that, the present study aims to reflect about the demand by Spanish language courses to
specific purposes in Brazil relative to the areas of knowledge of the potential students,
their characteristics and favorite course modality. We considered from the hypothesis
that the distance learning modality is the one with the major interest as a result of its
growing in the last years and the profile of many professionals that search the
language’s learning. We will use the theoretical and methodological principles of the
teaching of languages to specific purposes and we will discuss the aspects of the
Distance Learning. It is a qualitative research with quantitative data, according as two
questionnaires were developed using the virtual tool and applied to students and
professionals from different areas of knowledge. The questionnaire 1 was organized
with ten questions that identified since the linguistic level of the student on the target
language, age group, which were the most present linguistic skills in your job, the most
favorite teaching modality (presential, hybrid or distance learning) until the area of
knowledge of the informer that were considered to the analysis was a total of a thousand
three hundred forty-four questionnaires; the questionnaire 2 came up with the necessity
of identify the linguistic level of the professional with the higher demand, according to
questionnaire number one. The studies departed from the answers of both
questionnaires which we will use to compose the final analysis of the data, thinking
about the possible students and in the context in which they are inserted.

Key-words: Applied Linguistic. Language Teaching for Specific Purposes. Spanish
Language.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara