UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Aline Pereira de Souza
Titulo PROCESSOS COGNITIVOS ANALÓGICOS COMO RECURSOS DE PRESENÇA EM ARGUMENTAÇÃO: uma proposta para a interpretação e produção textuais
Orientador(a) Prof. Dr. ANTONIO SUAREZ ABREU
Data 05/05/2017
Resumo RESUMO
As projeções, como a metáfora, a personificação, a comparação, a metonímia e a parábola,
geralmente são apresentadas aos alunos na escola apenas como figuras de linguagem de uso
restrito ao universo literário. Entretanto, pretendemos mostrar que tais projeções são presentes
em nossa comunicação diária e utilizadas em larga escala em muitos gêneros, tanto de forma
natural, explicitando sua presença no pensamento (cf. LAKOFF e JOHNSON, 1980), quanto
proposital (cf. GIBBS, Jr. 2015 e STEEN, 2015). Desses gêneros, escolhemos três para
compor nosso corpus: títulos de matérias jornalísticas, dissertações argumentativas bem
avaliadas da FUVEST e do ENEM e memes de Facebook, que são os principais gêneros a que
estão expostos os alunos do Ensino Médio. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso e,
principalmente, a funcionalidade desses processos cognitivos de projeção de base analógica
em três gêneros diferentes e cotidianos para o nosso público–alvo, para reforçar a importância
comunicativa e social que a presença de projeções tem nesses textos. A partir dessa análise foi
delineada uma estratégia de ensino-aprendizagem da produção/compreensão desses textos,
pois se acredita que compreender as projeções como um processo cognitivo e analógico pode
ajudar consideravelmente os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura,
compreensão e produção textual. A hipótese que defendemos é que as projeções são bastante
frequentes em muitos gêneros e têm importante função argumentativa. Acreditamos, também,
que tais textos são consumidos justamente por conta das projeções contidas neles, já que elas
os tornam mais atrativos e podem significar muito, dizendo pouco. Nossos principais
objetivos, portanto foram: compreender a funcionalidade e os efeitos de sentido das projeções
utilizadas nos textos escolhidos e verificar como o domínio e a consciência de tais conceitos
pode ajudar os alunos a compreender melhor os textos que os circundam e produzir textos
mais bem escritos. A análise teve como base os conceitos da Moderna Linguística Cognitiva
e, para tanto, foram utilizadas a Teoria da Integração Conceptual (Blending) proposta por
Fauconnier e TURNER (2002), TURNER (2014), a Teoria da Parábola, proposta por
TURNER (1996), considerações sobre Analogia propostas por HOFSTADTER, D. &
SANDER, E (2014) e também, em termos funcionais, o princípio da “presença” proposto por
PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA (1996). Para as considerações didáticas foram
utilizadas, principalmente as considerações sobre leitura advindas de KOCH (1995; 1997;
2002; 2006; 2016) e as considerações sobre Projetos didáticos de gênero advindas de
GUIMARÃES e KERSCH (2011; 2012; 2014; 2015). Os resultados da pesquisa confirmam a
hipótese de que o efeito persuasivo é mais facilmente alcançado quando os textos “apelam”
para a experiência de vida do leitor e usam projeções como instrumento pedagógico.
Palavras – chave: Projeções. Blending Conceptual. Argumentação. Gêneros. Ensinoaprendizagem.
ABSTRACT
Projections, such as metaphor, personification, comparison, metonymy, and parable, are
usually presented to students at school only as language-use figures restricted to the literary
universe. However, we intend to show that such projections are present in our daily
communication and used on a large scale in many genres, both in a natural way, explaining
their presence in thought (cf. Lakoff and Johnson 1980), and intentional (GIBBS, Jr 2015 and
STEEN, 2015). Of these genres, we chose three to compose our corpus: journal titles, wellevaluated
argumentative dissertations from FUVEST and ENEM and Facebook´s memes,
which are the main genres to which high school students are exposed. This research aims to
analyze the use and, mainly, the functionality of these cognitive processes of analogical
projection in three different and everyday genres for our target audience, to reinforce the
communicative and social importance that the presence of projections has in these texts. From
this analysis, a teaching-learning strategy of the production / comprehension of these texts
was delineated, because it is believed that understanding the projections as a cognitive and
analogical process can considerably help students to develop their reading, comprehension
and textual production skills. The hypothesis that we defend is that projections are quite
frequent in many genres and have an important argumentative function. We also believe that
such texts are consumed precisely because of the projections contained in them, since they
make them more attractive and can mean much, saying little. Our main objectives, therefore,
were: to understand the functionality and sense effects of the projections used in the chosen
texts and to verify how the mastery and the awareness of these concepts can help students
better understand the texts that surround them and produce better written texts. The analysis
was based on the concepts of Modern Cognitive Linguistics and, for that, the Blending theory
proposed by Fauconnier and Turner (2002), Turner (2014), the Parabola Theory proposed by
Turner (1996) ), As well as, in functional terms, the "presence" principle proposed by
Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996), as well as the "presence" principle proposed by
HOFSTADTER, D. & SANDER, E (2014). For the didactic considerations, we used the
KOCH (1995, 1997, 2002, 2006, 2016) reading considerations, and the considerations on
didactic projects of genre from GUIMARÃES and KERSCH (2011, 2012, 2014, 2015). The
results of the research confirm the hypothesis that the persuasive effect is more easily
achieved when the texts "appeal" to the reader's life experience and use projections as a
pedagogical tool.
Keywords: Projections. Blending Conceptual. Argumentation. Genres. Teaching-learning.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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