UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) André Luiz Machado
Titulo DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE EMOÇÕES EM ENUNCIADOS VERBAIS DECLAMADOS E CANTADOS
Orientador(a) Profa. Dra. GLADIS MASSINI-CAGLIARI
Data 05/05/2017
Resumo RESUMO
A linguagem verbal é um fenômeno exclusivo da espécie humana, encontrado em todas as
culturas do mundo. A música também está presente em todas as culturas conhecidas, e
compartilha com a língua oral não apenas sua origem evolutiva, mas também sua
materialidade elementar: o som. Este trabalho se propõe a examinar possíveis concordâncias,
sobreposições e discrepâncias entre música e língua na expressão de emoções. Mais
especificamente, buscou-se verificar, através de um teste de percepção, se um mesmo
enunciado verbal é interpretado de forma distinta quando declamado e quando musicado. Para
tanto, foram realizadas gravações de dois textos sendo declamados e cantados. Através de
uma plataforma online, foi pedido aos informantes que ouvissem e avaliassem as gravações
por meio de sete escalas bipolares de adjetivos (por exemplo, Alegre – Triste). Comparandose
os escores obtidos pelas diferentes gravações de um mesmo enunciado verbal, foi possível
verificar se os informantes julgaram que o texto declamado expressava uma carga emocional
igual ou diferente da expressada pelas versões em que o mesmo texto tinha sido musicado.
Para garantir a validade da discussão e das conclusões, testes estatísticos foram utilizados para
assegurar que os resultados encontrados não poderiam ser atribuídos a puro acaso. Como
esperado, verificou-se que há uma diferença significativa na forma como um mesmo
enunciado verbal é percebido quando cantado e quando declamado, no que se refere à
percepção de emoções. As diferenças foram mais sensíveis ao julgar se o enunciador parecia
estar alegre ou triste, excitado ou deprimido, e se parecia estar sério ou brincando. Essa
diferença de percepção pode ser explicada pela diferença nos parâmetros acústicos e
prosódicos entre as gravações, acarretadas principalmente pela transposição da fala para o
canto.
Palavras – chave: Fala. Música. Emoção. Percepção. Linguagem verbal.
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ABSTRACT
Verbal language is a phenomenon exclusive to humankind, found in all cultures around the
world. Music is also present in all known cultures, and shares with oral language not only its
evolutionary origin, but also its elementary materiality: sound. This work aims to examine
possible concordances, overlaps and discrepancies between music and language in the
expression of emotions. More specifically, we tried to verify, by means of a perception test, if
the same verbal utterance is interpreted differently when recited and when turned into music.
In order to do that, two texts were recorded being recited and sung. Through an online
platform, informants were asked to listen and evaluate the recordings using seven bipolar
adjective scales (eg Joyful - Sad). Comparing the scores obtained by the different recordings
of the same verbal utterance, it was possible to verify if the informants judged that the recited
text expressed an emotional tone equal to or different from that expressed by the versions in
which the same text had been sung. To ensure the validity of the discussion and conclusions,
statistical tests were used to ensure that the results found could not be attributed to pure
chance. As expected, there was a significant difference in the way a verbal utterance is
perceived when sung and when recited, regarding the perception of emotions. The differences
were more distinguishable in judging whether the enunciator seemed to be joyful or sad,
excited or depressed, and whether they seemed to be serious or playful. This difference in
perception can be explained by the difference in the acoustic and prosodic parameters
between the recordings, caused mainly by the transposition from speech to song.
Keywords: Speech. Music. Emotion. Reception. Verbal communication.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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