UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Michelli de Godoy Del Monico
Titulo As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma da língua inglesa
Orientador(a) Profa. Dra. CIBELE CECILIO DE FARIA ROZENFELD
Data 24/04/2017
Resumo RESUMO
Acreditando que as possibilidades de ensino podem ser ampliadas pelo uso de
algumas tecnologias digitais contemporâneas, esta pesquisa tem como
objetivos verificar quais são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos
alunos em escolas privadas para a aprendizagem de inglês, indicando com
qual finalidade e ainda refletir sobre a importância das TDICs para a
aprendizagem autônoma de inglês. Esta pesquisa é de natureza qualitativa,
quantitativa e exploratória e pretende responder às seguintes questões de
pesquisa: a) que ferramentas tecnológicas são utilizadas pelos alunos para a
aprendizagem de inglês e com qual finalidade? e b) que fatores indicam
autonomia no uso de TDICs para a aprendizagem de inglês? Os resultados
apontam para o fato de que as TDICs podem ajudar o aluno a ser mais
autônomo frente á sua aprendizagem, mas também ser apenas um novo
instrumento para o ensino e a aprendizagem tradicional. Além disso, verificouse
que o professor tem papel de grande importância no desenvolvimento de
uma postura autônoma do aluno para a aprendizagem mediada por tais
instrumentos.
Palavras – chave: TDICs, autonomia, aprendizagem de língua estrangeira.
ABSTRACT
Believing that teaching possibilities can be enlarged by the use of some
contemporary digital technologies, this research aims to verify which are the
technological tools more used by students in private schools to learn English,
and think about the importance of DICTs for an autonomous English learning .
This research is qualitative, quantitative and exploratory in its nature and aims
to answer the following questions: a) what technological tools are used for
English learners and for what purpose? And b) what factors indicate autonomy
in the process of learning English. The results point to the fact that DICTs can
help the students to improve autonomy in their learning, and it can be also just a
new instrument for a traditional teaching and learning. In addition, it was verified
that the teacher has a great importance, especially in the development of an
autonomous posture of the student for a learning mediated by these kind of
instruments.
Keywords: DICTs, autonomy, foreign language learning.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara