UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Patricia Pupin Mandrá
Titulo Condutas argumentativas em crianças com retardo de aquisição de linguagem
Orientador(a)
Data 20/12/2005
Resumo Este trabalho tem por objetivo discutir a gênese e o uso de condutas argumentativas em duas crianças com retardo de linguagem durante o processo terapêutico. Fundamentado em uma teoria constitutiva da linguagem em que o terapeuta desempenha o papel de operador do diálogo no discurso, aborda os processos argumentativos presentes no desenvolvimento da linguagem infantil, bem como a discussão de uma proposta terapêutica discursiva em que a postura do terapeuta irá determinar as estratégias lingüísticas utilizadas, trabalhando a construção e (re) construção da linguagem. A partir da pluralidade das situações, a criança irá constituir-se como interlocutor, incorporando o argumento do outro, deslocando-o da sua situação de uso, podendo negociá-lo ou (re) negociá-lo. Para a análise a pesquisadora buscou no corpus indícios de condutas argumentativas através da localização na macroestrutura de termos modais e conectores possíveis representantes do discurso em questão. Posteriormente, analisamos a microestrutura, ou seja, como se dava à estruturação dos operadores e mecanismos argumentativos com o objetivo de observar a ocorrência de similaridades ou diferenciações. Portanto, descreveremos o tipo, a natureza e função dos argumentos presentes no corpus analisado de maneira qualitativa.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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