UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Geisibel Cristina Andrade Nascimento
Titulo EPÊNTESE VOCÁLICA EM ENCONTROS CONSONANTAIS POR FALANTES BRASILEIROS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Orientador(a) Prof. Dr. Daniel Soares da Silva
Data 18/03/2015
Resumo Resumo

Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar a inserção de vogal epentética em encontros consonantais na pronúncia da língua inglesa por aprendizes brasileiros. Como corpus, foram utilizadas palavras que possuem, em posição e onset e/ou coda, segmentos ou sequências de segmentos diferentes daqueles encontrados no português brasileiro. Foram selecionadas 46 palavras que foram retiradas do Longman Comunication 3000. Pediu-se a 30 informantes, estudantes de inglês dos níveis básico, intermediário e avançado, que lessem as palavras selecionadas em voz alta. A leitura foi gravada, e a partir das gravações foram feitas transcrições fonéticas da realização de cada uma. A partir dessas transcrições, foi feita uma análise estatística para verificar a frequência da ocorrência de epêntese. Em seguida, os dados foram analisados considerando a Teoria da Otimalidade para verificar como as restrições se comportam na aprendizagem de uma língua estrangeira. Constatou-se que a inserção da vogal epentética é uma estratégia frequentemente utilizada, mas não é a única. A palatalização das oclusivas /t/ e /d/ também foi amplamente verificada, assim como a aspiração das oclusivas /p/, /t/ e /k/. Considerando a Teoria da Otimalidade, verificou-se que as restrições consideradas (inicialmente as restrições ligadas à língua materna) pelo aprendiz se movimentam durante o processo de aprendizagem de uma nova língua. As restrições de marcação que inicialmente proíbem a produção de determinado segmento em determinada posição são demovidas em favor das restrições de fidelidade, o que possibilita a pronúncia dos novos segmentos e/ou sequências.

Palavras-chave: Epêntese. Fonologia. Fonética. Língua inglesa. Pronúncia. Teoria da Otimalidade.


Abstract

This Master's thesis aims to analyze the insertion of epenthetic vowel in consonant clusters in the pronunciation of the English language by Brazilian learners. The corpus was composed by words, which contain, in onset and/or coda position, segments or sequences of segments that are different from those found in Brazilian Portuguese. We selected 46 words from Longman Communication 3000. We asked 30 English students, from different levels of proficiency (basic, intermediate and advanced) to read the selected words aloud. The reading was recorded and, from the recordings, phonetic transcriptions were done for each word. From these transcriptions, it was possible to make a statistical analysis to verify the frequency of epenthesis. After that, the data were analysed considering the Optimality Theory to verify how the constraints behave in a foreign language learning. We concluded that the insertion of the epenthetic vowel is a strategy that is frequently used, but it’s not the only one. The palatalization of /t/ and /d/ and the aspiration of /p/, /t/ and /k/ were frequently used too. Considering the Optimality Theory, we verified that the constraints considered by the learners (in the beginning, the constraints related to the mother language) move during the learning process. The markedness constraints that initially prohibit the pronunciation of some segments or sequences of segments are downgraded in favor of the faithfulness constraints, what makes possible the pronunciation of these segments or sequences.

Keywords: Epenthesis. Phonology. Phonetic. English language. Pronunciation. Optimality Theory.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara