UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marília Dias Ferreira
Titulo A DINÂMICA DA LINGUAGEM VIA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS: Uma análise do grau comparativo
Orientador(a) Profa. Dra. Letícia Marcondes Rezende
Data 02/03/2015
Resumo RESUMO

Este é um trabalho envolvendo o estudo do grau comparativo enquanto marca linguística e dos sentidos dessa construção. Nossa pesquisa está relacionada ao projeto Articulação léxico e gramática e organização de domínios nocionais: novos desdobramentos, na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas. Este trabalho realiza análises semânticas das sentenças comparativas encontradas nos materiais didáticos de língua inglesa, livros e gramáticas, usados no Ensino Médio. Elegemos dezenove sentenças para compor o corpus de análise para responder indagações em torno dos sentidos trazidos por essas sentenças, separando-as, ainda na fase inicial desta pesquisa, em sentenças lineares e complexas. Para explicar o movimento de linguagem que dá sentido a essas sentenças nos apoiamos na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli e em fundamentos lógico-filosóficos, gramaticais e semânticos. Por meio das noções, envolvendo uma realidade extralinguística e o sujeito (co)enunciador nossas análises conseguem marcar o domínio nocional dos enunciados comparativos situando as sentenças lineares no interior desse domínio e as complexas, no exterior, recorrendo às operações de negação. O resultado dessas análises gera uma proposta didática para o estudo de graus nesses materiais didáticos sugerindo atividades metalinguísticas que chamam a atenção dos alunos para os sentidos articulando léxico e gramática, além de ensinar a construção morfossintática pretendida pelo material.

Palavras-chave: Grau comparativo. Sentidos. Sentenças lineares e complexas. Teoria Culioliana. Análises. Proposta.


ABSTRACT

This is a work focused on the study of comparative degree as a linguistical marker and the senses of this construction. Our research is related to the project Articulation of lexicon and grammar and organization of notional domains: new developments, framed in research line Teaching and Language Learning. The work makes semantic analyses of comparative sentences found in English language teaching materials, texbooks and grammars, used in High School. We select nineteen sentences to delimit the corpus for analyses in order to answer questions around the senses brought up by these sentences, sorting them, at the beginning of this research, into linear and complex sentences. In order to explain the movement of language made to account for their meanings we invest in the Theory of Predicative and Enunciative Operations by Antoine Culioli and in foundations in logical-philosophical, grammatical and semantic grounds. Through the notions that involve extra-linguistic reality and the subjects (co)enunciator our analyses can mark the notional field of comparative statements placing linear sentences in an inner position of that domain and the complex ones in an outer placement without leaving the domain, resorting to denial operations. The result of these analyses gave us a didactic proposal to the degree study in these materials by suggesting metalinguistical activities which draw students' attention to the senses articulating lexicon and grammar, besides teaching morphosyntactic construction required by this kind of material.

Keywords: Comparative Degree. Senses. Linear and complex sentences. Culioli theory. Analyses. Proposal.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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