UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Silvia Maria Gomes da Conceição Nasser
Titulo O leitor machadiano das crônicas da Gazeta de Notícias
Orientador(a) Prof. Dr. ARNALDO CORTINA
Data 18/09/2014
Resumo Machado de Assis esteve presente na imprensa brasileira, principalmente carioca, desde a produção de seu primeiro poema. Poeta, contista, romancista, dramaturgo e cronista, seus textos literários chegaram a seus leitores, primeiramente, por meio dos jornais nos quais colaborou. A maior produção desse autor foram as crônicas, das quais três quartos foram publicadas no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, entre 1881 até 1897. Este trabalho, por meio da análise das crônicas publicadas na seção “Bons Dias!”, em 1888 e 1889, e em “A Semana”, durante os anos de 1892 e 1893, objetiva reconstruir os perfis dos leitores desses textos sob o prisma da semiótica greimasiana, sobretudo empregando elementos da análise do nível discursivo do percurso gerativo do sentido: técnicas de persuasão, escolha da temática, efeitos de objetividade e subjetividade criados pelo enunciador, contratos firmados. Tais contornos referem-se ao leitor construído no instante da produção do discurso o qual, como ato de comunicação, é elaborado por um enunciador que se dirige a um enunciatário. Essa imagem de leitor não representa somente um polo para o qual o discurso é dirigido, mas é também considerada na escolha dos constituintes discursivos feita pelo enunciador, o escritor virtual. Ao selecionar o vocabulário, as estruturas sintáticas, entre outros recursos em função desse destinatário, torna-o coautor do discurso. É esse leitor forjado que se busca nessas crônicas machadianas publicadas na Gazeta de Notícias: elas revelam uma interação entre enunciador e enunciatário de forma a aproximar aquele o máximo possível do “leitor real” que toma a Gazeta em mãos. Enquanto gênero reconhecidamente misto de referencialidade jornalística e narração literária, a crônica recebeu de Machado de Assis características peculiares: a possibilidade de trabalhar com vários temas, significados e linguagens (em outras palavras, abrangência temática, autonomia semântica e estética). O interesse pelos leitores dessas colunas povoadas pelas crônicas machadianas justifica-se, em primeiro lugar, por que exploram, mais do que em outras séries, a relação do cronista com o leitor; em segundo lugar, o autor publicou, nesse periódico, 477 crônicas, mais de três quartos de toda a sua produção. Ao (re)construir o leitor dessas crônicas por meio das pistas espalhadas pelo discurso, pelas marcas nele impressas, encontraram-se dois grupos: o primeiro formado pelos leitores que vislumbravam a crítica aguda às instituições políticas, os jogos de interesse pessoais e partidários que vestiam as decisões que conformaram a abolição e a Proclamação da República no país, tudo envolto pelo manto da ironia e da contradição que reveste as crônicas de “Bons dias!”; o segundo grupo de leitores constitui-se daqueles que buscavam, em “A semana”, o olhar atento às instituições sociais e políticas do Brasil republicano em um texto previsível, sem jogos de sentido e que têm a orientação do cronista para perceber a análise da realidade que este constrói.


Palavras-chave: Crônica. Machado de Assis. Gazeta de Notícias. Leitor. Semiótica.

Machado de Assis was present in the Brazilian press, mainly of the Rio de Janeiro, since the production of his first poem. His novels, short stories and chronicles reached its readers, first, through the newspapers. In all these genres, he sought the new is created, in turn, a tradition, a different form of expression. His work is dominated by aesthetic sense: he has observed the society of his time with an acute and sensitive look and he has transformed that reality in art. For this reason, his work was not only as a historical document of the Brazilian society, but also as a literary heritage. This work analyzes the chronicles published in the sections “Bons Dias!” (1888-1889) and “A Semana” (1892-1893) of the 19th century Brazilian newspaper Gazeta de Notícias in order to draw profiles of readers of these two series. This approach considers the semiotics concepts of Greimas, especially the elements of the analysis of discursive level of generative path of sense: persuasion techniques, thematic choice, effects of objectivity and subjectivity created by the enunciator, contracts signed. Such contours refer to the reader built at the time of production of discourse. This image of the reader not only represents a pole to which the speech is directed, but is also considered in the choice of the discursive constituents made by the enunciator. It is this interaction between the enunciator and the virtual reader that will reveal the reader search in these Machado’s chronicles published in Gazeta de Notícias: they reveal an interaction between enunciator and enunciate to bringing that the maximum possible “real player” which takes the Gazeta in hands. The Machado de Assis’ chronicles have peculiar characteristics: the possibility of working with various themes, meanings and languages (in other words, comprehensiveness, autonomy and semantic aesthetics). The author exploited in “Bons dias” and in “A semana”, more than in other series that he wrote, the relationship between the narrator and his reader. Besides the author published in this journal 477 chronic, more than three-quarters of all its production. There should be an identification between the Machado’s texts and the readers of the Gazeta that sustained the collaboration of author between the years 1883 to 1897, without interruption. (Re)Build the reader of these chronicles by means of clues scattered throughout the speech, by the brands it printed and also glimpse the reflexes of society and the Brazilian man of the second half of the nineteenth century.

Keywords: Chronicles. Machado de Assis. Gazeta de Notícias. Reader. Semiotics.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara