UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Cléia Janier Rodrigues Rasteiro
Titulo TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS. Um estudo dos pronomes indefinidos: ninguém, alguém, nenhum e algum
Orientador(a) Profa. Dra. Letícia Marcondes Rezende
Data 22/04/2014
Resumo Este trabalho visa a construir uma relação de análise linguística e práticas de ensino e aprendizagem de língua materna. Toma como referência o modelo teórico metodológico fornecido pelo linguista francês Antonie Culioli na sua “Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas” (TOPE). Nossa investigação tem como objetivo principal observar, analisar e compreender a forma como os alunos empregam os pronomes indefinidos alguém, ninguém, nenhum e algum em textos escritos de diferentes gêneros e em enunciados orais. Consideramos observações de aplicação de uso dos pronomes indefinidos pelos alunos e procuramos comparar e confrontar a maneira como eles entendem esses pronomes e a forma como as gramáticas normativa, funcional e descritiva os definem e classificam. No entanto, as gramáticas com as quais lidamos nas escolas, principalmente a gramática normativa, são de caráter extremamente classificatório, pois por mais que busquem a variação e o deslocamento de classes gramaticais, ainda têm como unidade de estudo as estruturas estáticas da língua. Além do objetivo central, há outros objetivos nos quais nossa pesquisa se pauta: determinar as noções semânticas e sintáticas exercidas por tais pronomes dentro dos fragmentos de textos por eles produzidos; conduzir o aluno a refletir sobre a construção de seu processo linguístico; conduzir o aluno a entender que o processo de desambiguização ocorre a todo o momento dentro de um conjunto de famílias parafrásticas; através do processo de variação orientar o aluno a entender que uma noção só se estabiliza no momento em que a enunciação ocorre, e, por último, identificar a ausência da reflexão nas atividades tradicionais de interpretação de textos, de gramática e do léxico. Para a obtenção do corpus do trabalho, as atividades foram desenvolvidas com duas classes de 8ª série/ 9º ano do EFII, da escola estadual EE Léa de Freitas Monteiro (Araraquara - SP) entre os meses de fevereiro a maio de 2013. Trabalhamos com as duas turmas de maneira igual, questionando e motivando os alunos a explanarem explicações conforme suas intuições de falante natural da língua sobre as noções das marcas selecionadas dentro dos textos que foram produzidos por eles. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade pelas discussões propostas durante as atividades e sempre foram muito participativos. A análise proposta em nossa pesquisa sugere uma atividade dinâmica da língua, na qual o sujeito não apenas participa dela, mas também interage e contribui para sua construção, assim como identificando sua invariância dinâmica e constitutiva.
Palavras-chaves: Pronomes indefinidos. Ensino de língua materna. Variação. Epilinguística e TOPE.
ABSTRACT
This research aims to build a relation between linguistic analysis and learning-teaching practices of mother language. This work takes as reference the theoretical and methodological model provided by the French linguist Antoine Cullioli in his “Predicative and Enunciative Operations Theory” (TOPE). Our investigation has as main objective to observe, analyse and understand how the students use the indefinite pronouns somebody/someone (alguém), nobody/no one (ninguém), no/any (nenhum) and some/any (algum) in written texts of different genres and in oral enunciations. We consider observations of application of indefinite pronouns used by students and we compare and contrast how the students understand these pronouns and how normative, functional and descriptive grammars define and classify them. However, the grammars we deal with in schools, mainly normative grammar, have extremely classificatory nature, because as much as those grammars seek variation and displacement of grammatical classes, they still have as units of study the static structures of the language. In addition to the main objective, other objectives on which our research is based are: determining the semantic and syntactic notions exercised by such pronouns in the fragments of texts produced by them; lead the student to reflect on building their linguistic process; guide the student to understand that the disambiguation process occurs at every moment within a range of paraphrase families; during the variation process, guide the student to understand that a notion only stabilizes at the time when the utterance occurs, and finally to identify the absence of reflection on the traditional activities of interpretation of texts, grammar and lexicon.To obtain the job corpus, activities were developed with two 8th/9th grade classes of Ensino Fundamental II (junior high school), at the public school “EE Prof.ª Lea Monteiro de Freitas” (Araraquara /SP) between February and May in 2013. We work with both groups equally, challenging and motivating students to expose their ideas, in according to their natural intuitions as speakers of the language on the notions of selected marks in texts produced by them. Students showed interest and curiosity in the discussions proposed during the activities and had a satisfactory participation. The analysis proposed in our research suggests a dynamic activity of the language, in which the speaker not only participates in it, but also interacts and contributes to its construction, as well as identifying its dynamic and constitutive invariance.
Keywords: Indefinite pronouns. Mother language teaching. Epilinguist variation and TOPE.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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