UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Maridelma Laperuta Martins
Titulo A sociolinguística e o ensino de língua portuguesa - uma proposta para um ensino aprendizagem livre de preconceitos
Orientador(a) Profª Drª Rosane de Andrade Berlinck
Data 12/03/2014
Resumo O projeto de pesquisa que culminou nesta tese surgiu a partir de meu percurso no ensino de língua portuguesa no EF, EM e superior. Observando o discurso dos alunos de graduação sobre questões relativas à língua portuguesa, norma linguística, gramática, etc. e a, partir disso, suas atitudes linguísticas e concluindo, empiricamente, a existência de preconceito linguístico nesses discursos, trouxemos à tona a hipótese de que o preconceito linguístico, estreitamente ligado ao preconceito social, pode ser atenuado com a realização de um trabalho de conscientização sobre a Teoria Sociolinguística, por meio da escola. Realizamos, então, uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, em sala de aula, com professores e alunos do EF e EM, que confirmou a hipótese desta proposta de pesquisa, concluindo: (1) o desconhecimento quase absoluto dos alunos sobre o que é preconceito linguístico, antes do trabalho realizado – situação que se inverte, completamente, depois do trabalho; (2) crenças equivocadas (de acordo com a Teoria Sociolinguística) sobre a linguagem, também antes do trabalho – situação que se ameniza, depois do terminado trabalho; (3) uma relativa mudança, por parte dos professores, nas crenças sobre as questões trabalhadas durante todo o projeto. A pesquisa mostrou a necessidade e urgência de se trabalhar de modo incisivo tópicos de variação linguística para que a conscientização (na vertente de Paulo Freire) sobre a realidade linguística possa ser obtida.

Palavras-chave: Sociolinguística. Preconceito Linguístico. Conscientização. Gramática. Ensino. Diálogos


ABSTRACT


The research emerged from my background in teaching English language in Primary, Secondary and Higher Schools. Watching the speech of undergraduate students on issues related to the Portuguese language, linguistic standard, grammar, etc. and , from that, their language attitudes and concluding empirically the existence of linguistic prejudice in these speeches, we brought forth the hypothesis that linguistic prejudice, closely linked to social prejudice can be mitigated by conducting an awareness campaign on the Sociolinguistics Theory through school. Then conducted a qualitative research approach applied in the classroom , with teachers and students of Primary and Secondary Schools, which confirmed the hypothesis of this research proposal, concluding: (1) the almost absolute ignorance of students about what linguistic prejudice is, before the work conducted in the classroom - a situation that is reversed completely after work; (2) wrong beliefs (according to the Sociolinguistics Theory) on language, also before the work - a situation that softens, after work completion; (3) a relative shift on some teachers, in their beliefs about the issues approached throughout the project. The research has shown the need and urgency of approaching, incisively, linguistic variation topics, so that awareness (with respect to Paulo Freire’s conception) on linguistic reality may be obtained.

Key-words: Sociolinguistics. Linguistic Prejudice. Awareness. Grammar. Teaching. Dialogues
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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