UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Michelle Fernanda Cocolete Farto
Titulo O ensino de Língua Estrangeira e a importância da atividade de linguagem: construção da identidade do aluno
Orientador(a) Profª Drª Leticia Marcondes Rezende
Data 29/04/2013
Resumo Nosso objetivo neste trabalho é abordar o processo de aprendizado de língua estrangeira sob uma nova óptica. Fundamentamos nossos estudos na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli. Temos por intenção focar a importância do trabalho com a linguagem quando se trata do ensino de uma língua estrangeira e, por esse motivo, buscamos estudar como se compõem as metodologias comumente utilizadas para essa finalidade. O que pudemos perceber é o enfoque no método tradicional baseado na gramática e na tradução, mesmo quando se tenta introduzir alguns recursos mais modernos, o que acaba se tornando um equívoco de nosso ponto de vista, pois acreditamos numa abordagem de ensino mais reflexiva. Antes de passar às análises dos enunciados apontamos algumas questões sobre o estudo de gramática voltado para o ensino e os problemas de se abordá-la de forma estabilizada. Passamos, então, aos enunciados selecionados em língua francesa com a ocorrência do verbo faire para, através das análises, demonstrarmos a importância de um “pensar” sobre a própria linguagem. Desse modo, esta dissertação de mestrado visa apontar reflexões que possam contribuir com o desenvolvimento dos estudos sobre o ensino de língua estrangeira através de um olhar enunciativo que leva em consideração a atividade epilinguística e metalinguística dos aprendizes, os processos de parafrasagem e a construção das categorias gramaticais.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara