UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Aline Pereira de Souza
Titulo INTERPRETANDO A LINGUAGEM FIGURADA:um estudo das crônicas de Martha Medeiros
Orientador(a) Prof. Dr. Antônio Suárez Abreu
Data 27/02/2013
Resumo Martha Medeiros é uma grande cronista contemporânea que escreve, normalmente, sobre temas cotidianos, que envolvem muitas vezes reflexões acerca do comportamento humano. É uma autora muito conhecida e muito citada em vários blogs e, inclusive, nas redes sociais, que têm sido grandes divulgadoras e formadoras de opinião. Os livros publicados por ela quase sempre figuram nas listas dos livros mais vendidos e por diversas vezes recebem indicações a prêmios literários, que são, por vezes, recebidos por ela. Esses foram alguns dos fatores que inicialmente motivaram a proposta desse trabalho: verificar o que há em seus textos que exerce atração em leitores de perfis tão heterogêneos. Um dos recursos mais utilizados por ela é o da projeção de histórias sobre histórias, as parábolas e também outros tipos de projeção, como a metáfora e a metonímia. Esta dissertação tem o objetivo, pois, de descrever esses processos de projeção a partir das modernas ferramentas da linguística cognitiva. O corpus do trabalho é composto de crônicas de seus dois últimos livros de crônicas: Doidas e Santas (2008) e Feliz por nada (2011). Partindo de fatos cotidianos, Martha apresenta várias reflexões acerca da vida e expressa opiniões a respeito de diversos assuntos. Na análise, foi dada especial atenção às metáforas e metonímias presentes nos textos, que são formas de projeção muito utilizadas, e que, muitas vezes, também são responsáveis pela transmissão da mensagem pretendidas pelos autores. Investigaram-se, também, quais “estratégias” linguísticas estão presentes nos textos e que fazem com que eles se tornem populares entre os leitores. Além disso, procurou-se verificar de que outros mecanismos a autora se utiliza para defender seus pontos de vista acerca dos assuntos que tratam; qual o efeito que esses mecanismos exercem no leitor, e como eles fazem com que o leitor se sinta convencido e persuadido a compartilhar com as ideias expressas. Buscou-se ainda estudar a funcionalidade e os efeitos de sentido das projeções utilizadas nas crônicas escolhidas. Com esse objetivo, essas crônicas foram analisadas à luz da Moderna Linguística Cognitiva e, para tanto, utilizou-se, em termos funcionais, o princípio da “presença” proposto por Perelman & Olbrechts-Tyteca (1996), a Teoria da Integração Conceptual (Blending) proposta por Fauconnier and Turner (2002) e a Teoria da Parábola, proposta por Turner (1996). Os resultados da pesquisa confirmaram hipótese de que o efeito persuasivo é mais facilmente alcançado quando os textos “apelam” para a experiência de vida do leitor e usam metáforas e metonímias como instrumento pedagógico. Procuramos também aplicar nosso trabalho em sala de aula, o que contribuiu para a confirmação dos nossos resultados.

Palavras – chave: Parábola. Projeção. Blending conceptual. Crônicas. Argumentação.

ABSTRACT
Marta Medeiros is an important contemporary chronicler. She usually writes about everyday themes, which mostly involves reflections about human behavior. She is a well-known author, quoted in several blogs and also on social networks, which undoubtedly spread and form opinions. The books published by Medeiros are almost always on the best-seller lists and often receive indications to literary awards, which are, sometimes, received by her. These were some of the reasons which initially motivated the purpose of this research: to check what there is in her texts that attracts this range of heterogeneous readers. In order to conduct this study, concepts of the Modern Cognitive Linguistics, which study the great ability of the human brain to perform projections, were used. Projections are an ability believed to be a fundamental part of the human cognition to our survival. It is known that, due to projections, we can use literary texts not only as entertainment while reading, but also, in some situations, to educate, moralize and persuade. The corpus of this research is made of chronicles from Medeiros’s last two chronicle books: “Doidas e Santas” (2008) and “Feliz por nada” (2011). By writing about everyday facts, Martha presents many reflections about life and, when expressing opinions, she uses parables, metaphors and metonymies. It was judged important to verify and understand the processes of projection and the parables used in the chronicles, intending to visualize their persuasive effects. Moreover, special attention was given to metaphors and metonymies present in the texts, which are widely used in projection, and also very often responsible for transmitting the authors’ intended messages. Linguistic “strategies” present in the texts, which make them popular among the readers, were also investigated. Furthermore, other mechanisms used to defend viewpoints about the covered topics were verified, focusing on what effect they play on the reader and how they are able to convince and persuade. In addition, the functionality and the meaning effects of the projections were given special attention in the analysis. Thus, these chronicles were analyzed under the light of the Modern Cognitive Linguistics, and also under the principle of the “presence”, proposed by Perelman & Olbretchs-Tyteca (1996); the Theory of the Conceptual Integration (blending), proposed by Fauconnier and Tunner (2002); and the Theory of the Parable, proposed by Turner (1996). The results confirmed the hypothesis that the persuasive effect is more easily reached when texts “appeal” to the reader’s life experiences and use metaphors and metonymies as pedagogical instruments. Besides, there was an application of this research in the classroom, which also contributed to show these results.


Keywords: Parable. Projection. Conceptual blending. Chronicles. Argumentation.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara