UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Tatiane Maria Nege
Titulo O ensino de gramática na escola: o "Retorno" à linguagem
Orientador(a)
Data 18/12/2002
Resumo Esta dissertação objetiva discutir os problemas mais freqüentes encontrados no ensino de gramática escolar, mais especificamente o problema do uso da Gramática Normativa como principal recurso didático pelos professores, a qual se mostra inadequada para o cumprimento dos atuais objetivos do ensino de língua materna em geral, visto que a mesma apresenta inúmeras falhas. Apontamos como falha mais grave dessa gramática a ausência, em suas bases teóricas, do conceito de linguagem como uma atividade, um processo cognitivo-simbólico de construção de significados.
Com base nesta questão, procuramos mostrar que é possível relacionar o estudo da gramática a um trabalho reflexivo com a língua, partindo-se da linguagem do aluno, uma vez que esta deveria ser o alvo dos estudos de língua materna na escola.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara