UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
Titulo O ensino do vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa: da realidade a um modelo didático.
Orientador(a) Profa. Dra. Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa
Data 02/08/2011
Resumo O léxico é o nível da língua que mais revela o conhecimento de mundo de uma pessoa, uma vez que são as unidades lexicais a se referirem a elementos (ações, objetos, sentimentos, qualidades, eventos) do universo da vida humana. A realização deste trabalho foi motivada pela percepção da importância que a ampliação lexical tem no decorrer do caminhar de uma pessoa. Nessa ótica, é fato que a escola desempenha papel preponderante no desenvolvimento lexical de um aluno por ser o lugar em que ele entra em contato com um universo variado de textos. Desse modo, esta tese enfatizou aspectos referentes ao ensino do vocabulário e foi estruturada em duas partes distintas, a saber: 1. diagnóstico sobre o ensino do vocabulário cujo foco de análise contemplou estes aspectos: i) o ponto de vista dos alunos; ii) o ponto de vista do professor; iii) o ponto de vista das observações em sala de aula; 2. subsídio metodológico, teórico e prático para o professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por meio de: i) orientações teóricas sobre o ensino do vocabulário; ii) sugestões sobre como ensinar o aluno a conhecer e a gostar de usar o dicionário e, desse modo, contribuir para que esse aluno utilize o dicionário como recurso didático útil, importante e prazeroso nos atos de leitura e de produção de textos; iii) exercícios diversos a respeito do vocabulário por intermédio de orientações para o aluno manusear o dicionário. Nessa perspectiva, os objetivos traçados para desenvolver este trabalho foram i) apresentar um diagnóstico sobre o ensino do vocabulário; ii) elaborar uma metodologia de ensino centrada nos aspectos da pedagogia do léxico durante as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, mais precisamente nas turmas de 5ª. a 8ª. séries. Para a primeira parte do trabalho, a pesquisa de campo, foram eleitas três hipóteses, quais sejam i) os professores de Língua Portuguesa não priorizam o ensino sistemático do vocabulário; ii) falta ao professor de Língua Portuguesa preparo pedagógico para tratar do ensino do vocabulário; iii) o desconhecimento da importância do léxico na estrutura da língua, por parte do professor, é responsável pela não-valorização de seu ensino nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa de campo revelou que ainda há despreparo por parte do professor para tratar do ensino do vocabulário e que o dicionário é um recurso didático pouco utilizado na escola. Na elaboração da segunda parte deste trabalho, no item em que são apresentados os exercícios de vocabulário, foi organizado um banco de dados no Programa Folio Views 4.2 com os textos dos Livros Didáticos utilizados nas aulas de Língua Portuguesa das escolas públicas da cidade de Cassilândia – Mato Grosso do Sul.
Palavras – chave: Ensino. Léxico. Vocabulário. Dicionário.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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