UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Taisa Barbosa Robuste
Titulo Se (eu) não me engano...condicionalidade na modalização
Orientador(a)
Data 30/05/2011
Resumo Com base em um paradigma funcionalista da linguagem, o objetivo desta dissertação é avaliar a relação existente entre condicionalidade e modalização epistêmica, a ser obtida em análise de corpora disponíveis de língua falada e língua escrita contemporânea do Português do Brasil. Partiu-se da análise da condicional se (eu) não me engano para verificar se, e de que modo, essa condicional atua como modalizador epistêmico, assentada a hipótese de que ela leva a proposição a que se liga para o campo do possível.O exame desse papel de validação que aqui se propõe passou pela avaliação da diferença entre o se (eu) não me engano e as condicionais prototípicas. A primeira verificação que se fez é que o se (eu) não me engano não apresenta um comportamento prototípico de condicionalidade uma vez que não se relaciona com a apódose em tal linha direta de condicionalidade, embora se institua no nível da proposição. Para este trabalho foram pertinentes incursões relacionadas aos seguintes campos de investigação lingüística: relação entre condicionalidade, modalidade, evidencialidade e (inter)subjetividade; possibilidade e relevância da inserção dessa condicional em algum ponto do processo de gramaticalização; pertinência da ordem na natureza e na especificidade dessa condicional (principalmente no que tange ao tipo de âmbito de incidência). A partir dessas incursões foi feita uma descrição, com base em dados quantitativos e qualitativos, do comportamento sintático, semântico e pragmático do se (eu) não me engano. A principal observação que se fez é que essa condicional pode ser avaliada como um modalizador epitêmico, uma vez que atua sobre um âmbito de incidência, relativizando o seu valor de verdade.

Palavras chave: Modalidade, evidencialidade, condicionalidade, (inter)subjetividade, gramaticalização.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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