UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Maria Eunice Barth Radaelli
Titulo Contribuições pedagógicas da lingüística na alfabetização: a interação na oralidade
Orientador(a)
Data 23/03/2001
Resumo O presente trabalho tem o intuito de apontar reflexões relativas a possíveis contribuições da lingüística na alfabetização, nos aspectos da interação na oralidade. Centra-se na linguagem do cotidiano escolar, associando-a a pressupostos da teoria lingüística, explicitada em nível reflexivo nas contribuições da análise do discurso e da sociolingüística com relação no aluno-escola-conhecimento. Para tanto, basea-se essencialmente nas abordagens teóricas de Bakhtin e Vygotsky no que diz respeito a questão central da pesquisa que é a "interação" e em autores que os interpretam, tais como Bortolloto, Braggio, Fretias, Geraldi e Oliveira. Na questão que permeia a pesquisa, no que se refere à oralidade, os fundamentos de Marcuschi, Preti & Brait, Bortoni & Quental e Ramos foram significativos. Essas abordagens apontam contribuições pedagógicas da lingüísticas à alfabetização no confronto com análises de fala, que ao serem transcritas, de acordo com o projeto NURC SP., deslocam as atenções da linguagem de aspectos puramente formais para aspectos enunciativos discursivos. Nessa perspectiva o aluno passa a ser visto como sujeito da interação, com condições ofertadas pela escola para transitar por diferentes discursos e construir um próprio.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara