UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Any Lamb Fenner
Titulo Línguas em contato - Alemão e Português numa comunidade urbana de Cascave l- PR
Orientador(a)
Data 18/04/2001
Resumo Neste trabalho, objetivamos, apresentar uma descrição dos fenômenos de alternância de código ocorrido em trechos de diálogos realizados em uma variedade lingüística alemã, denominada Hunsrückisch. Esse dialeto é acionado em momentos informais de interação, por descendentes de alemães pertencentes à terceira, quarta e quinta gerações, que tanto usam o Hunsrückisch bem como português, e são portanto falantes bilíngües.
Para tecermos a descrição dos fenômenos em questão fizemos, inicialmente, um levantamento histórico que abarcou desde o processo da imigração alemã para o Brasil, ocorrida em 1824, até a instalação dos descendentes alemães em Cascavel.
Observamos a comunidade luterana, o que exigiu que também fizéssemos uma explanação dos preceitos do luteranismo, os quais foram fundamentais para o desenvolvimento do perfil atual do Hunsrückisch na comunidade observada.
Fizemos um levantamento teórico dos conceitos dados para os termos "fala bilíngüe" e dialeto, e relatamos a nossa experiência como bilíngüe.
Na condição de membro dessa comunidade encontramos facilidade para colher o material a ser estudado, de forma que a nossa presença não causasse estranheza. O nosso perfil de pesquisador assimila-se ao de participante total, pois já somos membro do grupo, o que garantiu uma observação desprovida do fator tempo como algo delimitado.
Algumas alternâncias de código observadas têm sua origem no contato lingüístico ainda vivenciado num passado determinado da imigração. Outras foram adicionadas pelo contato com o urbano, mas também com raízes do passado da língua alemã para Cascavel.
Percebemos pela nossa pesquisa, a ausência de novas alternâncias, tais quais aquelas que configuram o marco da globalização, da informática, e de novas tendências em que qualquer área da vida pública ou então do comércio, reflete assim alguns resultados da pesquisa: principalmente a terceira, quarta e quinta gerações ainda interagem usando o Hunsrückisch, e mesmo assim em momentos muito particularizados de interação informal.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara