UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Susane de Marino Schiavon
Titulo O uso do gerúndio na redação escolar
Orientador(a)
Data 26/04/2001
Resumo Temos como objetivo, nessa dissertação, mostrar que há nas redações com uso excessivo de gerúndio: falta de encadeamento dissertativo; quebra de progressão; ou seja, o texto não avança, não progride; ausência de conclusão. Nossas hipóteses são: a) O gerúndio tem um papel nessas redações e que precisamos levar em conta o seu contexto de ocorrência; b) O uso do gerúndio só é propício em texto dissertativo que não tem bem marcada a interlocução (eu-tu). Para tentarmos resolver essas questões, a nossa dissertação compõe-se de quatro capítulos. No Cap.I, procuramos mostrar vários conceitos fundamentais da lingüística. Apresentamos, também, a teoria Enunciativa de Antoine Culioli que servirá como base para a análise do nosso corpus. No Cap.II, apresentamos vários estudos (incluindo teses) sobre o gerúndio, mostrando desde a perspectiva da gramática tradicional sobre essa questão até a posição da lingüística moderna. A seguir, mostramos o papel da gramática tradicional e da lingüística contemporânea e tentamos explicar porque elas não dão conta de solucionar o nosso problema e o que nos leva a escolha da teoria enunciativa de Antoine Culioli como ponto central para a resolução do nosso problema. No Cap.III, apresentamos questões relativas aos gêneros redacionais: a narração, a descrição e a dissertação. Procuramos mostrar que a interlocução constitui o ponto comum entre esses gêneros. Organizamos esse capítulo porque o nosso corpus para o estudo do gerúndio tem como ponto de partida redações escolares. Pensamos que questões ligadas com a interlocução possam favorecer ou não a presença do gerúndio. No Cap.IV, apresentamos o corpus que foi selecionado a partir de ocorrências reais da língua escrita, com base em redações dissertativas de alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Ele é composto por construções que exibem marcas formais, especialmente o uso de gerúndio nos enunciados selecionados. Após a apresentação do corpus, desenvolvemos a análise a partir de hipóteses e métodos que foram se delineando como relevantes nos capítulos anteriores. Finalmente, apresentamos nossa conclusão com resultados positivos e negativos.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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