UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Grenissa Bonvino Stafuzza
Titulo O discurso da crítica literária universitária: sobre James Joyce e Ulysses
Orientador(a)
Data 09/02/2009
Resumo RESUMO



A análise do discurso da crítica literária universitária apresenta-se inédita em diversas áreas em que se trabalha com o texto literário, em especial na análise do discurso. Por isso a presente reflexão parte da interface entre a análise do discurso e algumas áreas do conhecimento humano que tratam com interesse do texto literário (ciências sociais, história, filosofia, teoria literária), com o intuito de analisar o discurso da crítica literária universitária mostrando a evolução tanto do gênero artigo crítico literário, de autoria de acadêmicos, publicados em uma revista especializada, quanto da recepção crítica do escritor James Joyce e de sua obra, ressaltando a sua entrada e lugar na universidade. Assim, optamos recortar como corpus de análise artigos críticos publicados na revista francesa literária La Revue des Lettres Modernes – Histoire des idées et des littératures (Revista de Letras Modernas – História das idéias e das literaturas), uma vez que essa revista contempla análises críticas francesas, inglesas, americanas e irlandesas, feitas especialmente por professores universitários sobre James Joyce e sua obra; sobretudo, Ulysses, por ter sido publicada em Paris, França, em 1922. Consideramos como referencial de análise, artigos que sejam representativos dos períodos de 1956-1965 e 1988-1994, com alguns recortes pertinentes ao estudo, devido a quantidade e complexidade do material a ser analisado nesta tese. Selecionamos dois (02) artigos crítico-literários para o estabelecimento de análises centradas a partir de um recorte de dezessete (17) artigos, no sentido de examinar o funcionamento da crítica literária universitária. São eles: Le mysticisme qui plaisait a Joyce – Note sur la source première d´Ulysse (1951), do professor W. B. Stanford, que filia seu discurso crítico-literário universitário à história literária, fundamentando seu artigo nos estudos filológicos; e, ‘Sirènes’: l´expressivité nomade (1988), do professor André Topia, que, expressa em seu artigo a sua ligação aos estudos literários, e trabalha com a crítica genética. Por meio da análise do discurso da crítica literária universitária, pensamos, por um lado, em apresentar fundamentos para este tipo de discurso, e, por outro, refletir sobre a nossa própria prática discursiva institucional.



Palavras-chave: discurso da crítica literária universitária; gênero artigo crítico-literário; James Joyce; Ulysses; interface de estudo.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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