UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Renata de Arruda Camargo
Titulo O desenvolvimento fonético e fonológico do deficiente auditivo
Orientador(a)
Data 19/12/2003
Resumo A audição é um dos principais canais de informação do homem. Apresenta-se como fator de vital importância para sua segurança física e desempenho como indivíduo, uma vez que lhe cabe receber um grande número de mensagens que, sob a forma de sons, são captadas e transformadas em estímulos que atingem o córtex cerebral e aí são percebidas, decodificadas e analisadas. Além disso, a audição é uma das principais responsáveis pela aquisição de linguagem. Uma deficiência auditiva é definida como um desvio ou piora na estrutura ou na função, geralmente fora dos limites de normalidade. Um trabalho precoce e intensivo com audição, fala e linguagem pode fazer com que as crianças portadoras de deficiência auditiva adquiram níveis razoáveis de comunicação oral durante os anos pré-escolares, uma das abordagens para este trabalho é o aurioral. A aquisição de uma língua implica o domínio de duas capacidades: a fonética e a fonológica. O presente trabalho teve como objetivo analisar quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento do sistema fonético - fonológico em uma criança portadora de deficiência auditiva. Para tanto, uma criança foi submetida a Avaliação Fonológica da Criança proposta por Yavasl. E assim foi possível analisar as diferenças e semelhanças existentes entre o desenvolvimento fonético e fonológico de uma criança deficiente auditiva e crianças ouvintes.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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