UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marcelo D’Aurea Machado
Titulo A argumentação dos alunos egressos do ensino médio – um estudo das redações da prova do ENEM
Orientador(a)
Data 09/04/2003
Resumo O Objetivo deste trabalho é analisar quais das técnicas argumentativas descritos por PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA e ABREU são efetivamente utilizadas nas redações argumentativas de alunos egressos do ensino médio e de que maneira elas contribuem para a forma como os textos são avaliados. Além disso, serão verificados quais outros recursos argumentativos, não descritos por PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA E ABREU, estão presentes nos textos dos alunos. Para realização dessa análise foram selecionadas 100 redações dos Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 1999 e 2000, gentilmente cedidas pelo INEP, órgão responsável pela organização do ENEM. O retrato feito da capacidade argumentativa demonstrada pelos alunos poderá servir como subsídio para professores do ensino médio, uma vez que as conclusões do trabalho poderão indicar de que maneira o conhecimento dos recursos argumentativos contribui para o melhor desenvolvimento da argumentação.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara