UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Fernanda Bettini Bonadio
Titulo PCN e prática docente de língua portuguesa: articulações possíveis
Orientador(a)
Data 16/04/2007
Resumo RESUMO

Tendo em vista o momento educacional brasileiro e a necessidade de se trabalhar pela qualidade no ensino, especialmente na disciplina de língua portuguesa, o objetivo deste trabalho é oferecer aos professores de língua portuguesa do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental uma referência para a elaboração de práticas pedagógicas coerentes com os princípios estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Num primeiro momento, será feita uma leitura do conteúdo desse documento e a articulação de suas questões centrais com as entrevistas feitas com professores da rede pública de duas cidades do interior do estado de São Paulo. Num segundo momento, partir das conclusões obtidas nessa análise serão propostas atividades relacionadas às práticas lingüístico-discursivas requeridas pelos PCN, buscando um encaminhamento didático-metodológico coerente com os pressupostos dos PCN.

ABSTRACT
Having in mind the Brazilian educational moment and the need of working in teaching quality, specially in the Portuguese language subject, the purpose of this study is to offer Portuguese language teachers of the third and forth cycles of the basic education a reference to elaborate coherent teaching practices with the principles established by the Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. At a first moment, a reading of this document content will be done and the articulation of its main topics with interviews of some public school’s teachers of two cities in the interior of the São Paulo State. At a second moment, from the conclusions obtained in this analysis, activities will be proposed related to the linguistic-discursive practices demanded by PCN, aiming at a didactic and methodological procedure coherent with the assumptions of PCN.

Palavras-chave: PCN, língua portuguesa, ensino, didática, conteúdo, propostas
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara