UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Márcio Scheel
Titulo O fragmento literário como crítica: poiesis em Novalis
Orientador(a)
Data 26/04/2005
Resumo O Primeiro Romantismo Alemão foi um momento decisivamente importante para o desenvolvimento não só do conceito de crítica literária como o conhecemos hoje, mas também da idéia de teoria como o referencial necessário para a compreensão mais funda do fenômeno literário. Antes dos artistas, poetas e escritores do Primeiro Romantismo Alemão, a crítica literária estava fundamentalmente ligada aos conceitos clássicos de gosto, beleza, equilíbrio e harmonia, ou seja, a validade de uma obra de arte poderia ser medida a partir da pureza de suas formas, do belo harmonioso que elas emanavam, da contenção, do apuro e do equilíbrio estético. Com os primeiros românticos, principalmente Novalis e Schlegel, a idéia de crítica literária irá perder muito de sua característica judicativa, isto é, uma obra de arte já não deveria ser entendida, analisada ou julgada através de um conjunto de valores pré-definidos, fundamentados no gosto ou nas normas vigentes nos mais diferentes tratados estéticos de composição. Assim, com os poetas do Primeiro Romantismo, notadamente em Novalis, surge o fragmento literário, uma espécie de estrutura aforística, que encontra sua forma na herança do pensamento filosófico greco-latino, sobretudo, nas grandes ruínas textuais do pensamento pré-socrático. Através do fragmento literário, Novalis revê o ideal de crítica a partir de uma linguagem criadora: a poiésis original, que se amalgama à linguagem teórica e potencializa os sentidos da crítica, que passa a atentar para a estrutura e as características singulares de cada obra, e não mais se permite guiar por um conceitual padronizado, prefixado, com suas normas, postulados e regras gerais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo definir o que significou o fragmento literário para o pensamento filosófico e teórico do Primeiro Romantismo Alemão, como o mesmo fragmento configurou-se numa forma original de expressão e de que maneira ele se aproxima da poiésis, apagando os limites entre criação artística e reflexão teórica.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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