UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Alcione Maria dos Santos
Titulo Os ecos da estética de Shiller no Wilhelm Meister de Goethe
Orientador(a)
Data 21/02/2003
Resumo Propomos, para este trabalho, uma leitura de Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister que focaliza sua relação com as concepções estéticas de Friedrich Schiller. Durante o processo de criação do Wilhelm Meister, Goethe e Schiller mantiveram um intenso intercâmbio intelectual, que podemos observar através da leitura da correspondência trocada entre ambos. O Wilhelm Meister é um dos primeiros assuntos tratados: a cada livro enviado, Schiller fazia sua crítica opinando sobre questões de elaboração literária, assim como sobre os princípios filosóficos nele representados.
A direção estética que Goethe confere aos anos de aprendizado do protagonista permeia toda sua trajetória, iniciando com seus relatos sobre a infância, em que ele vivencia suas primeiras experiências com a arte dramática, até o ponto em que ele recebe sua carta de aprendizado.
Os ecos da estética de Schiller estão presentes, por exemplo, na configuração das obras de arte com que Wilhelm entra em contato, cujo modelo recupera os ideais clássicos do Weimarer Klassik. As diferentes disposições estéticas de Wilhelm suscitadas por suas experiências no decorrer de sua trajetória, assim como seus juízos estéticos retomam as concepções de Schiller expressas na Educação Estética do Homem. A própria experiência de Schiller como leitor da obra retrata sua concepção estética: o "efeito estético máximo" é um ideal do qual podemos cada vez mais nos aproximar, sem jamais alcançá-lo.
Compreender o interdiscurso que se estabelece na colaboração intelectual entre os dois escritores é, portanto, compreender parte da própria questão da Bildung, o ideal que orienta a trajetória de Wilhelm Meister.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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