UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Natalia Helena Wiechmann
Titulo "Tell all the Truth, but tell it slant": subtexto e subversão na poesia de Emily Dickison
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Clara Bonetti Paro
Data 31/10/2016
Resumo O objetivo desta tese de doutorado consiste em analisar a poesia de Emily Dickinson (1830-rn1886) sob a perspectiva da crítica literária feminista estadunidense utilizando o conceito dernsubtexto literário enquanto recurso poético que revele na obra dickinsoniana diversas formasrnde subversão de normas sociais e literárias do patriarcado. Para isso, nosso corpus de análisernse compõe de dezoito poemas e nosso trabalho está estruturado em quatro seções. A primeirarndiscute algumas questões caras à crítica literária feminista estadunidense, como o conceito dernautoria feminina e a tradição literária para, então, teorizar sobre o conceito de subtextornliterário relacionando-o à ideia de subversão. Também nessa primeira seção analisamos dornpoema “Tell all the Truth but tell it slant – ”. Já na segunda parte de nossa tese apresentamosrno contexto da produção literária estadunidense no século XIX e discutimos o fato de EmilyrnDickinson ter se recusado veementemente a publicar seus poemas. Os poemas analisadosrnnessa seção são “Publication – is the Auction”, “Fame of Myself, to justify”, “Fame is the tintrnthat Scholars leave”, “Fame is the one that does not stay” e “Fame is a fickle food”. Narnsequência, examinamos o ideal de feminilidade do século XIX e as formas como Dickinsonrnsubverte esse ideal nos poemas “To own a Susan of my own”, “Her breast is fit for pearls”, “Irngave myself to Him – ”, “She rose to His Requirement – dropt”, “Title divine – is mine!” e “Irnstarted Early – Took my Dog – ”. Por fim, analisamos poemas em que Dickinson empreende arnsubversão da imagem de Deus ao apontar as vulnerabilidades da fé e da condição humana ernquestionar preceitos religiosos: “I never lost as much but twice”, “It’s easy to invent a Life –rn”, “A Shade upon the mind there passes”, “God is indeed a jealous God – ” e “God gave arnLoaf to every Bird – ”. Como suporte teórico, recorremos a diversos autores que compõem arnfortuna crítica de Emily Dickinson bem como a importantes nomes da crítica literáriarnfeminista estadunidense, além de outros autores cujos estudos também dialogam com nossarnpesquisa. Alguns dos autores utilizados neste trabalho são Virginia Woolf, Sandra Gilbert ernSusan Gubar, Elaine Showalter, Betsy Erkkila, Helen Vendler, Maria Rita Kehl, Susan Howerne Carlos Daghlian.rnPalavras-chave: Emily Dickinson; subtexto; subversão; crítica literária feminista; poesiarnnorte-americana.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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