UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Alessandro Yuri Alegrette
Titulo As metamorfoses da escrita gótica em Wuthering Heigths (O Morro dos Ventos Uivantes)
Orientador(a) Karin Volobuef
Data 26/04/2016
Resumo RESUMO

O objetivo da presente pesquisa é analisar alguns aspectos do romance Wuthering Heights – ou O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë. O foco central de nossa abordagem é a configuração gótica específica explorada pela autora em sua narrativa. Para grande parte da crítica literária, o romance de Brontë é uma obra híbrida: a primeira parte é gótica e a segunda “realista”. Contudo, outros estudiosos afirmam que O Morro dos Ventos Uivantes pode ser visto como texto integralmente gótico, uma vez que Brontë retomou temas recorrentes dessa modalidade literária, tais como o conflito entre o bárbaro e o civilizado, a dissolução entre as fronteiras entre o eu e o outro, e motivos que a caracterizam (o duplo, fantasmas, criaturas sobrenaturais). Do ponto de vista da construção da narrativa, a obra combina a atmosfera gótica com uma vertente romântica, que pode ser definida como “Byroniana”, em que se destaca a presença do herói condenado a um pathos trágico. Assim, O Morro dos Ventos Uivantes, a exemplo de Frankenstein, de Mary Shelley, pode ser um romance que faz uma síntese do chamado “gótico-romântico”, no século XIX. Apesar dessa obra ter sido analisada criticamente em ensaios dentro de diferentes abordagens teóricas, mesmo após tanto tempo de sua publicação, O Morro dos Ventos Uivantes continua suscitando questionamentos dentro do meio acadêmico sobre seu processo de criação, a representação da espacialidade, e seus pontos de intersecção com textos inseridos no gótico ou, com outras obras que mantêm uma relação de proximidade com esse gênero literário, tornando-se assim objeto de estudo deste trabalho de pesquisa.

Palavras-chave: O Morro dos Ventos Uivantes; Emily Brontë; romance gótico; Heathcliff; personagem; espaço.


ABSTRACT

The aim of this research is to analyze some aspects of the novel Wuthering Heights (1847) by Emily Brontë. The central focus is the discussion of the Gothic specific configuration explored by the author in her narrative. For the majority of literary criticism, the Brontë's novel is a hybrid work: the first part is Gothic and the second “realistic”. However, others scholars say that Wuthering Heights can be fully viewed as Gothic, since Brontë did use important themes, such as the conflict between the barbarian and the civilized, the dissolution of the boundaries between self and the other, and motifs that characterize it (the Double, ghosts, supernatural creatures). From the point of view of narrative construction, the work combines the Gothic atmosphere with a romantic dimension that can be defined as "Byronic", which highlights the presence of the hero doomed to a tragic pathos. Thus, Wuthering Heights, such as Mary Shelley’s Frankenstein, can be considered a novel that provides an overview of the "Gothic-romantic" in the nineteenth century. Although this work has been critically discussed through different theoretical approaches, even after so much time of its publication, Wuthering Heights continues raising questions within the academic community about the creative process, the representation of spatiality, and its intersection points with texts inserted in the Gothic or with other works that maintain a close relationship with this literary genre, thus becoming the object of study of this research.

Keywords: Wuthering Heighs; Emily Brontë; Gothic novel; Heathcliff; character; space.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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