UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Anne Kariny Lemos Rocha
Titulo O jogo pedagógico como instrumento para educação sexual de facilitadores e estudantes jovens: análise do material “Em Seu Lugar”
Orientador(a) Profa. Dra. ANA CLAUDIA BORTOLOZZI MAIA
Data 14/08/2015
Resumo RESUMO

Os jogos têm sido utilizados em diversos contextos, inclusive os pedagógicos. Como um instrumento lúdico ele pode ser utilizado para informar, refletir ou discutir temas como a sexualidade. A educação sexual na escola ocorre de modo não intencional e também intencionalmente, quando há propostas e intervenções que visam discutir temas sobre sexualidade. O jogo chamado “Em seu lugar – Um jogo para profissionais que trabalham com adolescentes e jovens” foi distribuído em 2013 pelo governo estadual nas escolas públicas de São Paulo e tem a educação sexual como preocupação central. Esta pesquisa, qualitativa-descritiva, teve por objetivo descrever e analisar o jogo acima mencionado, sobretudo as narrativas nele contidas. O Jogo é composto por seis historias na qual cada uma trata de um tema central: Aids/HIV, violência sexual/bullying/padrões de beleza, sedução de menores/a primeira relação sexual, direitos sexuais e reprodutivos do homem/ paternidade responsável, homossexualidade, aborto/gravidez indesejada. Os resultados apresentam a descrição geral do jogo e, depois, a análise de conteúdo das narrativas descritas na integra para apreciação que resultou nas seguintes categorias temáticas: Discurso contraditório; Comportamentos de risco e vulnerabilidade; Julgamento moral; Relações familiares; Apoio comunitário; Sexismo e heteronormatividade; Tecnologias e vínculos interpessoais; Avaliação interna; Práticas sexuais e consequências; Serviço de saúde. Na discussão dos resultados identificamos como vantagem o caráter informativo do jogo, embora sua aplicação exija cautela uma vez que predominam aspectos negativos da sexualidade, enfatizando o caráter biomédico, sexista e heteronormativo, ocultando as possibilidades da vivência de uma sexualidade emancipatória e prazerosa. Ressalta-se a possibilidade de adequação deste material didático, bem como se busca fornecer subsídios para a formação dos profissionais para que sejam mediadores do jogo a fim de que as narrativas possam ser refletidas e problematizadas criticamente.

Palavras-chave: Sexualidade, Educação Sexual, Jogo, Material Didático, Adolescência, Formação de professores.

ABSTRACT

Rocha, A. K. L. (2015). The pedagogic game as a tool for sexual education of facilitators and young students: analysis of the material "In her place”. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara- SP, 96 p.rnrnrnrnABSTRACTrnrnrnThe games have been used in several contexts, including in the pedagogical. As a ludic instrument it can be used to inform, reflect or discuss issues such as sexuality. Sex education at school occurs unintentionally and intentionally when there are proposals and interventions aimed at discussing issues about sexuality. The game called "At your place - A game for professionals who works with young people" was distributed in 2013 by the state government in public schools in São Paulo and it has the sex education as a central concern. This research, qualitative and descriptive, aimed to describe and analyze the game mentioned above, especially the narratives included inside it. The game consists of six stories in which each one has a central theme: AIDS / HIV, sexual violence / bullying / beauty standards, child seduction / first sexual intercourse, sexual and reproductive rights of man / responsible parenthood, homosexuality, abortion / undesired pregnancy. The results show the overview of the game and then the content analysis of the narratives described in its entirety for appreciation in which resulted in the following thematic categories: Contradictory speech; Risk behavior and vulnerability; Moral judgment; Family relationships; Community support; Sexism and heteronormativity; Technologies and interpersonal relationships; Internal evaluation; Sexual practices and its consequences; Health Service. In the discussion of the results we could identify as advantage the informative character of the game, although its application requires caution since it predominate negative aspects of sexuality, emphasizing the biomedical, sexist and heteronormative character, hiding the possibilities of living of an emancipatory and pleasurable sexuality. We point out the possibility of adequacy of this didactic material, as well as providing subsidies for the training of professionals to make them mediators of the game so that the narrative can be reflected and critically problematized.

Keywords: Sexuality, Sex Education, Games, Didactic Material, Adolescence, teacher trainingrn
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara