UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Patricia Aparecida Santos de Oliveira
Titulo O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
Orientador(a) Profa. Dra. Eliza Maria Barbosa
Data 24/11/2023
Resumo RESUMO
A dissertação abordou uma questão fundamental no contexto educacional: como a música está inserida no ensino das crianças pré-escolares, seja como um meio para alcançar outros objetivos ou como um conteúdo curricular em si mesmo. A indagação inicial era de que a música muitas vezes fosse usada como um recurso para outras finalidades, ao invés de ser ensinada como parte fundamental do currículo. Assim, os objetivos da pesquisa foram identificar as concepções dos professores pré-escolares da rede municipal de Araraquara em relação ao ensino da música, investigar a aproximação e distanciamento dessas concepções sobre a música como conteúdo curricular relevante para o processo de humanização para as crianças e compreender como as práticas educativas na pré-escola incorporam a música como conteúdo curricular. Isso envolveu compreender as opiniões, ideias, perspectivas que têm esses professores sobre a importância, abordagens e objetivos do ensino de música na educação pré-escolar. A estratégia de coleta de dados compôs-se da utilização de um questionário gerado pelo Google Forms com dez perguntas fechadas e tendo como sujeitos somente pelos professores responsáveis das turmas de quartas e quintas etapas dos Centros de Educação e Recreação da Educação Infantil da pré-escola da rede municipal de Araraquara – SP. O referencial teórico da dissertação são as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, que oferecem uma base coerente para a análise do desenvolvimento infantil, especialmente no contexto da música. A ideia de considerar a música como uma parte intrínseca da experiência humana e não como uma disciplina separada é uma perspectiva valiosa, que pode contribuir para uma abordagem mais colaborativa na educação musical das crianças. Os resultados indicaram que os professores de Educação Infantil não ensinam a música como conteúdo curricular e a música é frequentemente usada como uma transição para outras atividades, ou seja, de forma contextualista, ao invés de ser ensinada como um fim em si mesma. Uma primeira síntese nos indica que a persistência dessas práticas ocorre em razão da ausência de formação específica nesta área para os professores que atuam na Educação Infantil. Porém, apesar do conhecimento empírico dos professores sobre música, a prática ainda contribui para o desenvolvimento sociocultural das crianças, no entanto, deve-se constituir em um currículo bem elaborado para as necessidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças em diferentes faixas etárias. Portanto, incluir o ensino de música no currículo é fundamental para proporcionar acesso ao conhecimento musical historicamente construído. Essa pesquisa pode fornecer percepções valiosas para educadores, escolas e formuladores de políticas educacionais, ajudando a aprimorar a abordagem da música na educação infantil e, assim, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
Palavras chaves: Educação Infantil; Música; Currículo;

ABSTRACT
The dissertation addressed a fundamental issue in the educational context: how music is inserted in the teaching of preschool children, whether as a means to achieve other objectives or as curricular content in itself. The initial concern was that music was often used as a resource for other purposes, rather than being taught as a fundamental part of the curriculum. Thus, the objectives of the research were to identify the conceptions of preschool teachers from the municipal network of Araraquara in relation to music teaching, to investigate the proximity and distance of these conceptions about music as a relevant curricular content for the process of humanization for children and understand how educational practices in preschool incorporate music as curricular content. This involved understanding the opinions, ideas, perspectives that these teachers have about the importance, approaches and objectives of teaching music in pre-school education. The data collection strategy consisted of using a questionnaire generated by Google Forms with ten closed questions and having as subjects only the teachers responsible for the fourth and fifth stage classes of the Preschool Early Childhood Education and Recreation Centers. of the municipal network of Araraquara – SP. The theoretical framework of the dissertation are the contributions of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, which offer a coherent basis for the analysis of child development, especially in the context of music. The idea of considering music as an intrinsic part of the human experience rather than a separate subject is a valuable perspective, which can contribute to a more collaborative approach to children's music education. The results indicated that Early Childhood Education teachers do not teach music as curricular content and music is often used as a transition to other activities, that is, in a contextualist way, instead of being taught as an end in itself. A first synthesis indicates that the persistence of these practices occurs due to the lack of specific training in this area for teachers who work in Early Childhood Education. However, despite teachers' empirical knowledge about music, the practice still contributes to the sociocultural development of children; however, it must be a well-designed curriculum for the cognitive, emotional and social needs of children in different age groups. Therefore, including music teaching in the curriculum is essential to provide access to historically constructed musical knowledge. This research can provide valuable insights for educators, schools and educational policy makers, helping to improve the approach to music in early childhood education and thus contribute to the holistic development of children.
Keywords: Early Childhood Education; Music; Curriculum
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara