UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Eduarda Aleycha Luciano Santana
Titulo Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
Orientador(a) Profa Dra Paula Ramos de Oliveira
Data 28/09/2023
Resumo RESUMO
O seguinte trabalho, a princípio, descreve o programa, desenvolvido por Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Descreve, também, o programa radiofônico A Hora/Momento da Juventude, destinado às crianças, desenvolvido por Walter Benjamin. Quais são as possíveis aproximações entre eles? Lipman e Benjamin, criam algo inédito, logo, são revolucionários. Crianças e/na filosofia. Até então, algo nunca visto. Embora as propostas sejam diferentes - Lipman sugere um modelo, pronto, a ser percorrido, traz as crianças até ele, Benjamin fala sobre o que acha importante/interessante às crianças, vai até elas - os dois filósofos dão novos sentidos para a infância. A partir, dos caminhos de Lipman e de Benjamin, outros, surgem. Os caminhos de Walter Kohan, e, de Paula Ramos de Oliveira, são exemplos. Podemos dizer, que esses “outros caminhos”, são, um, entre Lipman e Benjamin. Esse entre abre caminhos. Esse entre nos convida a fazer caminhos. Toda a potência de uma filosofia com crianças é colocada em prática, por Kohan e Paula Ramos, em projetos/experiências filosóficos(as). Os grupos de estudos (NEFI/GEPFC), dos dois professores/pesquisadores, em um segundo momento, são apresentados. Os objetivos, trabalhos, propostas, ideias, de tais grupos, são descritos. Por fim, as contribuições, de Lipman/Benjamin, e, do NEFI/GEPFC, para a infância e a filosofia, são, expostas. Experiências (minhas) de estar no, entre, filosofia com crianças, são tecidas. Como é estar no entre? Para nós, o entre, é um modo/forma de vida. Ele, suscita, liberdade. Ele, suscita, o que é autêntico. Estar no entre, portanto, é viver, filosófica, e, infantilmente. Enfim, este trabalho/texto/dissertação, nasce, das minhas experiências/vivências/assombros.
Palavras-chave: Matthew Lipman; Walter Benjamin; Crianças; Entre.

ABSTRACT
Following this work at first, describes the program developed by Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Also describes, the radio program A Hora/Momento da Juventude, dedicated to children, developed by Walter Benjamin. What are the connections between them? Lipman and Benjamin, created something new, then, are revolutionaries. Children and/at philosophy never seen, until now. Although the proposals are different - Lipman suggests a ready-to-go model, brings the children. Benjamin talks about what he finds important/interesting for children, he goes to them - the two philosophers give new meanings to childhood. From the paths of Lipman and Benjamin others emerged. The paths of Walter Kohan and Paula Ramos de Oliveira are examples. We can say that these “other paths” are one between Lipman and Benjamin. This between opens paths. This in-between invites us to make paths. All the power of a philosophy with children is put into practice, by Kohan and Paula Ramos, in philosophical projects/experiences. The study groups (NEFI/GEPFC) of both professors, researches are presented in a second moment. The goals, work, proposals, ideas of these groups are described. Finally, the contributions of Lipman/Benjamin and NEFI/GEPFC to childhood/philosophy are demonstraded. Experiences (mine) of being in between philosophy with children are woven together. What is it like to be in between? For us, in-between is a way of life. It urges freedom. It raises what is authentic. To be in between, therefore, is to live philosophically and childishly. Therefore, this work/text/dissertation is born from my experiences/astonishments.
Keywords: Matthew Lipman; Walter Benjamin; Children; Between.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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