UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Lucas de Aguiar Lima
Titulo Políticas de ações afirmativas: narrativas de estudantes indígenas da UFSCar sobre acesso/permanência em cursos superiores
Orientador(a) Profa Dra Maria Teresa Miceli Kerbauy
Data 25/09/2023
Resumo RESUMO
Estrutura-se, nesta dissertação, uma pesquisa de mestrado que se apoiou na pesquisa narrativa para analisar percepções de estudantes indígenas da UFSCar – Campus São Carlos, acerca do acesso e permanência em cursos de graduação presenciais da área de Enfermagem, Medicina e Psicologia. Trata-se de uma investigação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – FCLAr – da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, linha de pesquisa "Política e Gestão Educacional". O referencial teórico discute estudos do campo das Políticas de Ações Afirmativas, Relações Étnico-Raciais, com destaques para a presença do indígena no Ensino Superior. Em termos metodológicos, seguindo os pressupostos qualitativos, inspirou-se na narrativa como fonte de produção de dados. Fazer "ecoar" as vozes dos indígenas sobre as vivências nos cursos em que são regularmente matriculados em relação aos processos formativos da inclusão no Ensino Superior no sentido global é pertinente, o que foi possível com base no método da entrevista narrativa. Face a produção do conhecimento da área, com o presente estudo, a perspectiva é contribuir com os trabalhos de temática semelhante ao abordar a narrativa daqueles que vivenciam os espaços-tempos das relações sociais, políticas e humanas no contexto universitário. Os resultados evidenciaram que: 1) o ingresso no instituição ocorreu, no caso investigado, prioritariamente pelo Vestibular Indígena, e os estudantes sentiram-se acolhidos pela instituição a partir das ações tanto da Pró-Reitoria de Graduação quanto da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE); 2) Houve impacto dos estereótipos étnicos em sala de aula, a partir da interação com colegas dos cursos e estigmas de professores; 3) Na visão deles, alguns professores não estão "preparados" para pensar ações interculturais na aulas, o que dificultou a adaptação nos primeiros anos; e 4) Apesar dos processos destacados, todos os indígenas entrevistados reforçam a importância da UFSCar e das políticas de permanência e seus impactos em suas vidas.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Pesquisa Narrativa; Indígenas no Ensino Superior.

ABSTRACT
This dissertation is structured around a master's degree research based on narrative research to analyze the perceptions of indigenous students at UFSCar – Campus São Carlos, regarding access to and retention in face-to-face undergraduate courses in the area of Nursing, Medicine and Psychology. This is an investigation linked to the Postgraduate Program in School Education at the Faculty of Sciences and Letters – FCLAr – at the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, line of research "Educational Policy and Management". The theoretical framework discusses studies in the field of Affirmative Action Policies, Ethnic-Racial Relations, with emphasis on the presence of indigenous people in Higher Education. In methodological terms, following qualitative assumptions, narrative was used as a source of data production. "Echoing" the voices of indigenous people about their experiences in the courses in which they are regularly enrolled in relation to the formative processes of inclusion in Higher Education in a global sense is pertinent, based on the narrative. Given the production of knowledge in the area, with the present study, the perspective is to contribute to works on a similar theme by addressing the narrative of those who experience the space-times of social, political and human relations in the university context. The results showed that: 1) entry into the institution occurred, in the case investigated, primarily through the Indigenous Entrance Exam, and the students felt welcomed by the institution based on the actions of both the Dean of Undergraduate Studies and the Dean of Community Affairs and Student (ProACE); 2) There was an impact of ethnic stereotypes in the classroom, based on interaction with colleagues on the courses; 3) In their view, some teachers are not "prepared" to think about intercultural actions in classes, which made adaptation difficult in the first years; and 4) Despite the highlighted processes, all indigenous people interviewed reinforce the importance of UFSCar and the permanence policies and their impacts on their lives.
Keywords: Affirmative Actions; Narrative Research; Indigenous Peoples in Higher Education.

MOMBYKY
Ko disertación oñemohenda investigación maestría jerére oñemopyendáva investigación narrativa ohesa'ÿijo haguã percepción orekóva umi temimbo'e indígena UFSCar – Campus São Carlos, oñe'êva acceso ha retención umi curso de pregrado cara a cara área Enfermería, Medicina ha... Psicología rehegua. Kóva peteî investigación ojoajúva Programa de Posgrado Educación Escolar Facultad de Ciencias y Letras – FCLAr – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, línea de investigación "Política y Gestión Educativa". Marco teórico ohesa'ÿijo estudio ámbito Políticas de Acción Afirmativa, Relaciones Étnicas-Raciales, orekóva énfasis oîha indígena Educación Superior-pe. En términos metodológicos, ojejapo rire umi suposición cualitativa, ojeporu narrativa fuente de producción de datos ramo. "Oeco" indígena ñe'ê ohasáva umi curso oimehápe regularmente inscrito ojoajúvo umi proceso formativo inclusión Educación Superior-pe en sentido global ha'e pertinente, oñemopyendáva método entrevista narrativa. Ojehechávo producción de conocimientos upe tendáre, orekóva estudio presente, perspectiva ha'e oipytyvõ haguã umi obra orekóva tema ojoajúva ombohováivo narrativa umi ohasáva espacio-tiempo relaciones sociales, políticas ha humanas contexto universitario-pe. Umi resultado ohechauka: 1) ojeike institución-pe oiko, káso oñeinvestigávape, tenonderãite Exámen de Entrada Indígena rupive, ha umi temimbo'e oñeñandu ojeguerohory institución oñemopyendáva umi acción ojapóva mokõive Decano de Estudios de Pregrado ha Decano de Asuntos Comunitarios ha Temimbo’e (ProACE); 2) Oîkuri peteî impacto umi estereotipo étnico mbo’ehakotýpe, oñemopyendáva interacción iñirûnguéra ndive umi curso-pe; 3) Ha'ekuéra ohechaháicha, oî mbo'ehára "noñembosako'íriva" opensa haguã umi acción intercultural rehe mbo'ehakotýpe, hasyva'ekue adaptación umi ary iñepyrûháme; ha 4) Jepémo ojehechauka umi proceso, opavave indígena oñeporandúva omombarete UFSCar ha umi política permanencia rehegua iñimportanteha ha umi impacto orekóva hekovépe.??
Ñe’ẽ tenondegua: Acciones Afirmativas; Investigación Narrativa rehegua; Pueblos Indígenas Tekombo’e Yvateguápe.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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