UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Janaina Alves Farias
Titulo A educação integral como política educacional: Análise das produções acadêmicas paulistas (2007-2022)
Orientador(a) Profa Dra Marcia Lopes Reis
Data 25/08/2023
Resumo RESUMO
Esse trabalho teve como objetivo a análise das pesquisas sobre educação integral produzidas nos cursos de pós-graduação em educação, em instituições paulistas de ensino superior, entre 2007 e 2022. Conceitualmente, a educação integral foi caracterizada como uma prática formal e institucionalizada voltada para formação humana completa, abrangendo o desenvolvimento físico, afetivo, emocional, cognitivo e social do estudante. Autores, como Coelho (2009), Leclerc e Moll (2012), Cavalier (2014), Colares e Oliveira, (2018) e Parente (2018), foram utilizados como referência para a compreensão desse conceito de educação integral e sua multiplicidade de abordagens. Entende-se que as discussões e propostas voltadas à promoção de educação integral no Brasil vêm sendo pesquisadas no campo da educação desde a aprovação da LDBEN (9394/96) e, mais intensamente, desde sua efetivação como parte das políticas educacionais, que têm como marco o Programa Mais Educação de 2007. A metodologia adotada foi qualitativa, do tipo bibliográfica e a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), constituindo-se na forma de interpretação dos dados. Foram selecionadas 164 teses e dissertações na temática da educação integral, a partir do banco de teses e dissertações da Capes, publicadas, no período de 2007 a 2022, pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Esses resultados permitiram observar elementos analíticos das tendências para o desenho da agenda das políticas públicas educacionais, tipificados por descontinuidades e transformações ao longo dos anos. Configura-se, desse modo, um campo relevante para pesquisas sobre as possibilidades e limitações da consolidação da educação integral como parte de um compromisso do Estado, com um projeto nacional para a formação integral dos estudantes. A análise desses trabalhos contribuiu, ainda, para a sistematização desse conhecimento e a compreensão das diferentes visões sobre a educação integral, possibilitando sistematizar um quadro explicativo, no qual se observou que a política pública educacional para a educação integral teve avanços relevantes, como a ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola e a inclusão de atividades extracurriculares. Outro resultado importante desta pesquisa indicou que os estudos publicados apontam, majoritariamente, para a necessidade de superação de desafios estruturais, como a falta de investimentos em infraestrutura e formação dos profissionais da educação para atuarem na educação integral. Nas conclusões, as análises dessas publicações permitiram a configuração de uma tendência de abordagem da educação integral como prática educativa institucionalizada mais completa e inclusiva. Ao final, foi possível, ainda, realizar considerações finais sobre as mudanças pelas quais a compreensão sobre educação integral tem ocorrido em termos de contexto, concepções, características e atores, no período analisado de 2007 a 2022.
Palavras – chave: Educação; Educação integral; Escola de tempo integral, Política educacional.

ABSTRACT
This study aimed to analyze the research on comprehensive education produced in postgraduate courses in education, in São Paulo higher education institutions, between 2007 and 2022. Conceptually, comprehensive education was characterized as a formal and institutionalized practice aimed at complete human formation, covering the student's physical, affective, emotional, cognitive and social development. Authors such as Coelho (2009), Leclerc and Moll (2012), Cavalier (2014), Colares and Oliveira, (2018) and Parente (2018) were used as a reference for understanding this concept of comprehensive education and its multiplicity of approaches. It is understood that discussions and proposals aimed at promoting comprehensive education in Brazil have been researched in the field of education since the approval of LDBEN (9394/96) and, more intensely, since its implementation as part of educational policies has as a milestone the Programa Mais Educação of 2007. The methodology adopted was qualitative of the bibliographic type and Content Analysis (Bardin, 1977) was the form of data interpretation. We selected 164 theses and dissertations on the theme of comprehensive education, from the Capes theses and dissertations database, published from 2007 to 2022 by the graduate programs of higher education institutions in the state of São Paulo. These results allowed us to observe analytical elements of the trends for the design of the agenda of public educational policies typified by discontinuities and transformations over the years. It is thus a relevant field for research on the possibilities and limitations of the consolidation of comprehensive education as part of a state commitment to a national project for the comprehensive education of students. The analysis of these works also contributed to the systematization of this knowledge and the understanding of the different views on comprehensive education, making it possible to systematize an explanatory framework in which it is observed that the public educational policy for comprehensive education has had relevant advances, such as the expansion of students' time at school and the inclusion of extracurricular activities. Another important result of this research indicates that the published studies mostly point to the need to overcome structural challenges such as the lack of investments in infrastructure and training of education professionals to work in comprehensive education. In the conclusions, the analyses of these publications allow the configuration of a tendency to approach comprehensive education as a more complete and inclusive institutionalized educational practice. At the end, it was also possible to make final considerations about the changes through which the understanding of comprehensive education has occurred in terms of context, conceptions, characteristics and actors in the period analyzed from 2007 to 2022.
Keywords: Education, Integral education; full-time education; educational politics.
Tipo Defesa-Mestrado
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