UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Estefânia Coelho Chicarelli
Titulo A Infância e o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia (Covid-19): concepções e percepções de professores, familiares e crianças
Orientador(a) Profa Dra Marcia Cristina Argenti
Data 05/07/2023
Resumo RESUMO
Apesar do processo de descoberta da infância ter se iniciado a partir do século XIII de acordo com os estudos de Ariès (1981), nos dias atuais há dificuldade para a sua visibilidade, promovida pelas diversas formas de representações sobre a própria infância construídas historicamente numa perspectiva adultocêntrica, que conforme Sarmento (2007) tem sofrido um processo de ocultação, sem o reconhecimento das peculiaridades e particularidades infantis. Nas instituições escolares, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental, essa ocultação da infância também está presente com a não valorização do brincar, que não é mediado e planejado pedagogicamente, tanto na questão curricular como nas práticas pedagógicas cotidianas nesses anos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a compreensão do lúdico no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental dentro do contexto de pandemia (Covid-19). Este estudo foi realizado em duas etapas. A primeira contou com um estudo teórico, considerando a perspectiva da teoria da Psicologia Histórico-Cultural; os estudos sociais da infância, com ênfase na área da Sociologia da Infância; e estudos recentes que trouxeram dados sobre a educação na pandemia. Já a segunda etapa foi realizada por meio de observações no contexto de uma escola pública em uma cidade no interior do estado de São Paulo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental; de entrevistas semiestruturadas com as professoras e as famílias e rodas de conversas com as crianças. Verificamos, neste estudo, como que as atividades lúdicas eram percebidas e trabalhadas no ensino remoto, híbrido e presencial (pós isolamento), conforme as vivências de educadoras, familiares e crianças. Assim, constatamos que na teoria, apesar do brincar ser elencado pelos professores e familiares como algo relevante para o desenvolvimento da criança, na prática ele é concebido em segundo plano e entrelaçado com conteúdos relacionados à alfabetização e à matemática. Ainda nesse viés, com a pandemia, os obstáculos que já existiam nos anos iniciais, só se agravaram, como o acúmulo de tarefas docentes; a (des) configuração do processo de transição da Educação Infantil para o ensino fundamental; dificuldade de aprendizagens e a desigualdades social por falta de utensílios e possibilidades. Contudo, reconhecemos a importância do estudo como pioneiro no cenário pandêmico, que não deve ser esquecido no contexto educacional, contexto que por sua vez deve possibilitar melhores possibilidades de aprendizagens às crianças, respeitando-as, de modo que sejam ouvidas e ativas num processo de escolarização mais adequado, com atividades lúdicas realmente presentes, reconhecidas e planejadas pedagogicamente.
Palavras – chave: Infância; Ludicidade; Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Pandemia.

ABSTRACT
Although the process of discovering childhood began in the 13th century, according to the studies of Ariès (1981), nowadays there is difficulty for its visibility, promoted by the various forms of representations about childhood itself historically constructed in a perspective adultcentered, which according to Sarmento (2007) has undergone a process of concealment, without recognition of children's peculiarities and particularities. In school institutions, especially in the early years of elementary school, this concealment of childhood is also present with the nonappreciation of playing, which is not mediated and pedagogically planned, both in terms of the curriculum and in everyday pedagogical practices in these years. In this perspective, the present research aims to investigate the understanding of the ludic in the learning and development process of children in the early years of elementary school within the context of a pandemic (Covid-19). This study was carried out in two stages. The first, had a theoretical study considering the perspective of the theory of Cultural-Historical Psychology; the social studies of childhood, with emphasis on the area of Sociology of Childhood; and recent studies that bring data on education in the pandemic. The second stage was carried out through observations in the context of a public school in a city in the interior of the state of São Paulo, in the early years of elementary school; semi-structured interviews with the teachers and families and conversation circles with the children. In this study, we verified, how recreational activities were perceived and worked on within remote, hybrid and face-to-face teaching (post isolation), according to the experiences of educators, family members and children. Thus, we found that in theory, despite playing being listed by teachers and family members as something relevant to the child's development, in practice it is conceived in the background and intertwined with content related to literacy and mathematics. Still in this vein, with the pandemic, the obstacles that already existed in the early years, only got worse, such as the accumulation of teaching tasks; the deconfiguration of the transition process from early childhood education to elementary school; learning difficulties and social inequalities due to lack of tools and possibilities. However, we recognize the importance of the study as a pioneer within the pandemic scenario, which should not be forgotten in the educational context, a context that in turn should provide better learning possibilities for children, respecting them, so that they are heard and active in a context more adequate schooling process, with ludic activities really present, recognized and pedagogically planned.
Keywords: Childhood; Playfulness; Early Years; Elementary School; Pandemic.
Tipo Defesa-Mestrado
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