UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Mariana Martins Mouro
Titulo O que os futuros pedagogos pensam a respeito da música e o desenvolvimento da criança de 0 a 18 meses de idade
Orientador(a) Profa. Dra. Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
Data 27/05/2021
Resumo Resumo: A relação entre música e aprendizagem é conhecida. A educação musical pode
trabalhar com as crianças experiências que contribuam para o seu desenvolvimento
global. A inclusão da música na educação infantil permite que a criança crie
diferentes sons, formas de organização sonora, que vão ao encontro do interesse desta
fase escolar, estimulando a imaginação, que é um elemento importante para a
construção do conhecimento. No entanto, a formação inicial de um professor não
apresenta disciplinas referentes à educação musical. O objetivo deste trabalho foi
verificar a percepção dos alunos de Pedagogia sobre a música na creche para
estimular o desenvolvimento da criança de zero a dezoito meses de idade que
frequentam essa fase da educação. Participaram da pesquisa 937 graduandos de uma
universidade pública de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de um
questionário, com questões fechadas e abertas, tratando dos seguintes temas:
formação docente inicial para a música na percepção do aluno e planejamento de
atividades educacionais com música. A análise dos dados foi feita por estatística
descritiva para as questões fechadas. Os dados da pesquisa mostraram que os
graduandos veem relação da música com a aprendizagem dos bebês e que consideram
um tema importante a ser oferecido no curso de pedagogia, mas que apesar disso, têm
pouco conteúdo teórico-prático relacionado ao assunto. Quanto ao planejamento das
atividades que utilizam a música para favorecer o desenvolvimento dos bebês, notouse
que apesar dos alunos acharem extremamente importante, quando questionados
sobre quais objetivos poderiam ser alcançados com o uso da música, mais de 80%
destacaram o entretenimento e diversão. Nesse sentido, é necessário rever os
currículos de pedagogia de modo a contemplarem conteúdos que permitam ao futuro
professor organizar atividades intencionais com recursos pedagógicos para atingir
objetivos educacionais junto aos bebês. A Terapia Ocupacional possui conhecimentos
que podem auxiliar a instrumentalizar a prática do futuro professor, visto que é
capacitada para a análise e adaptação da atividade, assim como sobre como elas
auxiliam no processo de aprimoramento de habilidades dos bebês.
Palavras-chave: Música. Formação de Professor. Primeira infância.
Desenvolvimento Integral. Terapia Ocupacional.

Abstract: The relationship between music and learning is well known. Music education can
work with children experiences that contribute to their overall development. The
inclusion of music in early childhood education allows children to create different
sounds, forms of sound organization, which meet the interest of this school phase,
stimulating the imagination, which is an important element for the construction of
knowledge. However, the initial training of a teacher does not have subjects related to
music education. The objective of this study was to verify the perception of Pedagogy
students about music in daycare to stimulate the development of children from zero to
eighteen months old who attend this stage of education. 937 undergraduates from a
public university in São Paulo participated in the research. Data collection was carried
out through a questionnaire, with closed and open questions, dealing with the
following themes: initial teacher education for music in the student's perception and
planning of educational activities with music. Data analysis was performed using
descriptive statistics for closed questions. The survey data showed that
undergraduates see a relationship between music and infant learning and that they
consider it an important topic to be offered in the pedagogy course, but despite this,
they have little theoretical-practical content related to the subject. As for the planning
of activities that use music to favor the development of babies, it was noted that
although students found it extremely important, when asked what goals could be
achieved with the use of music, more than 80% highlighted entertainment and fun . In
this sense, it is necessary to review the pedagogy curricula in order to contemplate
contents that allow the future teacher to organize intentional activities with
pedagogical resources to achieve educational goals with babies. Occupational
Therapy has knowledge that can help to instrumentalize the practice of the future
teacher, as it is qualified for the analysis and adaptation of the activity, as well as on
how they help in the process of improving babies' skills.
Keywords: Music. Teacher training. Early Childhood. Integral Development.
Occupational Therapy.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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