UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Jaqueline Pinafo
Titulo Gestão do Currículo Estudo da Implementação do projeto político pedagógico na sala da II etapa do primeiro ciclo de uma escola de aplicação
Orientador(a)
Data 13/05/2005
Resumo O presente estudo refere-se à gestão do currículo na Escola de Aplicação e Valorização Humana da Universidade do Estado de Mato Grosso, Lázara Falqueiro de Aquino. Tem como objetivo compreender como as ações articuladas por uma das professoras contemplam os princípios filosóficos estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico, verificando-se, com isso, a implementação do currículo. O embasamento teórico constitui-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema. A metodologia foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, destacando os princípios presentes em documentos da escola estudada, e nas falas da professora participante da pesquisa. Chegou-se à conclusão de que a professora desenvolveu, em partes, o previsto pelo PPP, sendo apontados na pesquisa alguns impedimentos para que isso ocorresse, que foram o desconhecimento total do PPP e do regimento da escola, e a falta de material didático. A participação na construção dos instrumentos que contribuem para a qualidade das ações em sala de aula corre o risco de continuar só no papel, devido à grande troca de professores a cada ano. Esse fato leva ao fracasso da implementação das ações em sala de aula, o que representa um desafio à professora e a todos que acreditam, lutam e desejam uma escola em que os partícipes possam, coletivamente, definir as prioridades e conhecer a fundo seus princípios.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara