UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ana Paula Poli
Titulo IMAGINÁRIO DA MORTE E IDEÁRIO DE VIDA: UMA ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
Orientador(a) Prof. Dr. Denis Domeneghetti Badia
Data 30/08/2019
Resumo Este trabalho não busca quantificar a violência presente na escola, nem determinar vítimas e culpados. Pretende dar voz à escola e às pessoas que a compõem − as vozes do consciente e do inconsciente − através de uma perspectivação da Teoria Geral do Imaginário de G. Durand e de um conjunto de heurísticas elaboradas por J. C. de Paula Carvalho utilizando o Teste do Arquetípico de Nove Elementos (AT. 9) de Y. Durand, no intuito de mapear aspectos da cultura latente e patente de determinado grupo, a fim de analisar como alunos, gestores, professores e demais funcionários lidam com a violência presente na instituição escolar.
Palavras-chave: violência, escola, imaginário, heurísticas

ABSTRACT
This work does not aim to quantify the violence present at school, nor to determine victims and culprits. It intends to give voice to the school and the people who compose this institution – the voices of the conscious and the unconscious – through a perspective Gilbert Durand's General Theory of Imaginary and of a set of heuristics elaborated by J. C. de Paula Carvalho and using Y. Durand’s Archetypal Test with Nine Elements (AT. 9) with the intent of mapping aspects of the latent and patent culture of a determined group, aiming at analyzing how students, managers, teachers and other workers deal with the violence present at the school institution.
Keywords: violence, school, imaginary, heuristics.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara